O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) levou no dia 19 de maio o curso SPED EFD/Contribuições à cidade de Cristalina, em mais uma ação para promover a educação continuada aos profissionais contábeis em todo Estado de Goiás. O curso, que contou com a presença de mais de 30 participantes, foi ministrado pela especialista Magna de Jesus.
Segundo o delegado do CRC-GO em Cristalina, Hélio de Rezende, o curso foi bem aceito pela categoria, o que gerou uma oportunidade para que a demanda por mais eventos na região venha a crescer. “Foi um ótimo curso, e necessitamos de mais aperfeiçoamento, mantendo esse ritmo com a realização de pelo menos dois cursos por mês”, afirma o delegado, que ainda apontou o avanço da união da classe contábil em Cristalina, desde que a nova gestão do CRC-GO passou a visitar o município com maior frequência. “A classe estava um pouco distanciada do Conselho nestes últimos anos. Desde que uma nova delegacia foi composta em Cristalina, iniciamos um processo de reaproximação, e finalmente demos o pontapé inicial em 2014 com a volta dos cursos. Até então, o último curso que havia ocorrido em Cristalina foi em 2007. Com a volta desse ritmo, o profissional ficou empolgado”, declara.
A EFD-CONTRIBUIÇÕES trata-se das contribuições PIS/COFINS e Contribuição Previdenciária Sobre a Receita Bruta incidentes sobre o faturamento das empresas no caso do regime cumulativo, Receita Bruta no Regime Não-Cumulativo, e sobre a folha de pagamento para entidade imunes e isentas.
Segundo a palestrante Magna de Jesus, a importância de levar o curso para os demais municípios é de poder qualificar e atualizar os profissionais da contabilidade cada
vez mais. “Com este trabalho sendo feito todos ganham, o contribuinte, o fisco, bem como toda a sociedade. Foi abordado no curso a importância do profissional bem informado por meio das legislações pertinentes ao assunto, os cuidados que devem ser tomados para que não coloquem seus clientes em risco fiscal”, explica Magna, que também deu mais detalhes sobre as atribuições do PIS/COFINS. “PIS e COFINS são assuntos ricos e criteriosos para serem calculados, pois temos eles incidentes sobre a importação, industrialização, atacado e varejo. Com diversas alíquotas: alíquota básica, alíquota zero, isenção, substituição tributária, monofásicos, suspensão, dentre outros”.
Além dessas questões, também foi abordado sobre como devem ser preenchidas diversas situações dentro da EFD-CONTRIBUIÇÕES, de acordo com o regime de tributação escolhido Cumulativo ou Não- Cumulativo, e de acordo com os produtos e serviços que a empresa trabalha, e os cuidados no momento do aproveitamento de créditos. “Além de tudo, existem critérios que devem ser analisados para o correto preenchimento da EFD-CONTRIBUIÇÕES, pois a mesma cruzará informações com o ECD “Escrituração Contábil Digital”, finaliza.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise