A Associação Comercial Industrial de Aparecida de Goiânia (ACIAG) convidou o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e a classe de empresários de Aparecida de Goiânia para uma reunião no dia 13 de janeiro, onde foi apresentado o procedimento para implantação do LAD (Licença Ambiental Declaratória).

O conselheiro Djalma Silva Arantes representou o CRC-GO. Na ocasião, também se encontravam o delegado regional do CRC-GO em Aparecida de Goiânia, e diretor da ACIAG, Elias José da Silva, e o secretário do meio ambiente de Aparecida, Fábio Camargo, além de demais empresários do município.

A Licença Ambiental Declaratória será concedida às empresas de baixo impacto ambiental de até 250 m², de comércio varejista e prestação de serviços. Com a implantação do LAD, as empresas terão a licença ambiental no ato da apresentação dos documentos e o preenchimento do requerimento pela internet, como informa o conselheiro do CRC-GO, Djalma Silva Arantes. “O que antes demorava mais de 180 dias, será um ganho para as empresas e os contadores. Vamos ter agilidade no atendimento ao cliente. Estamos intervindo junto à secretaria de meio ambiente para facilitar esse processo. A princípio, nós temos a intenção de levar esse tipo de procedimento para outras cidades, mas vai depender do interesse de cada gestor”, declara.

Outra parceria que o CRC-GO realizou com órgãos de Aparecida de Goiânia ocorreu no dia 10 de janeiro. O conselheiro do CRC-GO, Djalma Silva Arantes, se reuniu com o delegado Elias José da Silva, o superintendente da Secretaria de Regulação Urbana, Nilton Colatina, com a finalidade de debater a demora na liberação dos processos de uso do solo e numeração predial.

O CRC-GO se colocou à disposição para ajudar e auxiliar na solução do problema. Segundo Elias, a burocracia é um gargalo que precisa ser resolvido no Brasil. “A parceria é o melhor remédio para solucionar esses entraves, e por isso, com nossa experiência viemos somar os esforços dos membros da Secretaria e juntos resolvermos essa questão”, destaca o diretor.

Na ocasião, a Secretaria expôs as mudanças que serão implantadas para agilizar os processos de acordo com o REDESIM. Quanto aos processos pendentes, a Secretaria fará um mutirão para agilizar a entrega na próxima semana.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise, com informações da ACIAG