Os presidentes dos CRC’s das regiões Norte e Centro-Oeste estiveram reunidos no dia 31 de outubro em Porto Velho, Rondônia, para tratar sobre ações junto à classe contábil dos respectivos estados federativos. De acordo com o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, que esteve presente, o encontro serviu para trocarem experiências de trabalhos que fazem sucesso em cada um dos regionais. Ainda na tarde da sexta-feira, ele participou da 3ª Convenção de Contabilidade de Rondônia, que trouxe o tema “Contabilidade: Ciência Estratégica na Era da Informação a Serviço da Sociedade”.

Também foi momento oportuno para discutir sobre a realização do próximo Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal, que em 2015 estará em sua sétima edição, com data prevista para 24 e 25 de setembro, em Macapá, no Amapá. “O evento visa promover a integração de ações de sustentabilidade no contexto sócio ambiental do século XXI”, afirma Elione, que sugeriu o título do próximo encontro Desenvolvimento Sustentável: Perspectivas e Desafios da Contabilidade, e teve aprovação maciça dos demais presidentes. Segundo ele, o mundo corporativo tem um papel fundamental na garantia de preservação do meio ambiente e na definição da qualidade de vida das comunidades de seus funcionários. “Empresas socialmente responsável geram, sim, valor para quem está próximo. Ainda mais porque sustentabilidade é suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras”, aponta.

Segundo ele, a abordagem do assunto referente a créditos de carbonos e suas influências na contabilidade se justifica, uma vez que a busca pelo desenvolvimento sustentável do planeta também pode ser a solução para a continuidade do desenvolvimento econômico das empresas. “A preservação do ambiente tornou-se um fator de diferenciação para as organizações, pois o nível de consciência ecológica vem aumentando e, cada vez mais, clientes e investidores estão pressionando as entidades a avaliar e controlar os impactos ambientais de suas atividades”, revela.

Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Manaus, representando a Amazônia Legal, e ainda Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, também ingressam nesse projeto como Conselhos parceiros do evento. A contabilidade ambiental significa inovar com ações de cunho sócio econômico, em paralelo a consciência ambiental, com práticas que resgatem a qualidade de vida das pessoas e do meio pelo qual vivem. O Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal ultrapassa as barreiras do aprimoramento técnico, pois visa também ressaltar a preocupação com a preservação das riquezas ambientais.

O evento acontece a cada dois anos em um dos nove Estados da Amazônia Legal e pretende ressaltar o papel do profissional contábil como o responsável pela “saúde” financeira no assessoramento de questões tributárias, além de outras, bem como das empresas e das pessoas físicas em geral.

“O Encontro ultrapassa as barreiras do aprimoramento técnico, pois visa também ressaltar a preocupação com a preservação das riquezas ambientais. É a contabilidade analisada de um ponto de vista sustentável”, afirma o presidente do CRC-AP, Márcio Lélio Nascimento, ressaltando que a abertura do VII Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal se dará um dia após o Equinócio Solar de setembro, momento em que o sol incide com maior intensidade sobre as regiões que estão localizadas próximo à linha do equador. “Um fenômeno que acontece durante todo o dia aqui no Amapá, onde a luz solar vai passar do Hemisfério Sul para o Hemisfério Norte. Nessa data, o dia e a noite tem igual duração, e neste caso, o equinócio marcará o início da primavera”, explica.

O VII Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal contará com apoio do governo do Amapá e da prefeitura de Macapá.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO