Vice-presidentes e chefes de Registro dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) do Brasil se reuniram no Conselho Federal de Contabilidade (CFC) durante Seminário, que ocorreu entre os dias 11 e 12 de março. O evento foi aberto pelo vice-presidente de Registro do CFC, Nelson Zafra. Representando o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), estiveram presentes o vice-presidente de Registro do CRC-GO, Rangel Francisco Pinto, a coordenadora de Registro do CRC-GO, Maria Aparecida da Silva, e o colaborador do departamento de Registro do CRC-GO, Saulo Santos da Silva.

Foram debatidos temas como: Dados estatísticos de registros do Sistema CFC/CRCs, Sistema cadastral, Sistema de Processo Eletrônico de Registro (Sper), Normas de registro e suas alterações, Carteira profissional, Registros de técnicos em Contabilidade até 1º de junho de 2015, Registro dos profissionais que apresentam declaração emitida por instituição de ensino que não é reconhecida pelo órgão competente e Manual de Registro.

Para Nelson Zafra, é fundamental para o Sistema CFC/CRCs a manutenção do estreito relacionamento de todos os Conselhos de Contabilidade, com a finalidade de promover a integração das propostas de trabalho e o alinhamento das ações de registro em todo o Brasil.

O vice-presidente de Registro do CRC-GO, Rangel Francisco Pinto, deu destaque para o fim dos registros provisórios emitidos pelos CRCs. “A principal mudança ocorreu no ano passado, que foi o fim do registro provisório. No Seminário debatemos como será feito esse registro via declaração das IE’s. E para esse ano, a partir de 2 de junho de 2015, os Conselhos não mais registrarão os técnicos. Esse tema foi bastante debatido, pois apesar de não mais ocorrerem novos inscritos, ainda ocorrerá os restabelecimentos, ou seja, aqueles profissionais que detêm o registro técnico baixado, após 02/05/2015 ainda poderão restabelecer e ter o registro novamente”, explica Rangel, que também apontou a eficiência desempenhada pelo departamento de Registro do CRC-GO. “Diante dos problemas apresentados em outros Regionais, como: problemas no sistema, demora nos processos, desaparecimento de documentos, no nosso Regional (CRC-GO) não temos tais problemas, tendo em vista que o nosso departamento de Registro é bastante eficiente. Desde o início do meu mandato, procuro não deixar processos parados e sem resolução”, revela.

A busca pela proatividade para incentivar o processo de novos registros juntos às instituições de ensino também foi discutida no Seminário, bem como otimizar o prazo entre a entrada do processo e o encerramento para a concessão do registro. A divulgação da legislação contábil entre os recém-formados (novos registros) também foi colocada em pauta.

Com o fim de combater os diplomas falsos e eliminar o registro provisório, o sistema CFC/CRCs discutiu a possibilidade de firmar uma parceria com o Ministério da Educação (MEC), com a finalidade de disponibilizar o nome dos formandos para consultas dos Regionais.

Atualmente no Brasil existem 507.800 profissionais registrados, sendo 317.099 contadores, e 190.701 técnicos em contabilidade. Na ala masculina, são 174.682 contadores, e 121.423 técnicos em contabilidade. Na ala feminina, estão registradas 142.417 contadoras, e 69.278 técnicas em contabilidade. Os homens ainda dominam em número de profissionais de contabilidade, sendo 58% do total, mas não ficam muito distante das mulheres, que já alcançaram 42% ao todo.

Dados do CFC também apontam que após a extinção do Cadastro de Escritório Individual, o número de organizações contábeis saltou de 44.378 em novembro de 2014, para 46.354 em março de 2015, sendo que do total, 71% são sociedades. Em Goiás, a quantidade de organizações contábeis conta 1.680. Em todo país, são 54.788.

Sobre o Exame de Suficiência, foi expedido um ofício para cada CRC, no dia 12 de janeiro de 2015, contendo informações quanto ao número de aprovados e sem registro, por categoria. Foi destacado que a data do dia 18 de maio de 2015 é o último dia para solicitação de registro em CRC, relacionado aos aprovados no 1º Exame de 2013. Em 2014, foram aprovados na 1ª edição 18.823 candidatos para o Exame de Suficiência para contador, e na 2ª edição foram 13.591 aprovados. Técnicos em contabilidade totalizaram 2.270 aprovados na 1ª edição da prova em 2014, e 2.013 na 2ª edição de 2014.

Conforme disposto na Lei 12.249/10, a concessão de registro profissional, em CRC, para a categoria de Técnico em Contabilidade, será somente até 1º de junho de 2015. A Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) informou que 56.486 inscrições foram homologadas para a 1ª edição que será realizada no dia 22 de março, das 09h30min às 13h30min, horário de Brasília-DF.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise