O Conselho Regional de Contabilidade em Goiás lançou, no dia 30 de junho, o projeto administrativo da Sociedade de Pastores e Igrejas Evangélicas de Goiás (SOPEG), formalizando a instituição do CRC Solidário. O evento contou com a presença do presidente do CRC-GO, Elione Cipriano, o conselheiro federal, Henrique Ricardo Batista, o presidente da SOPEG, pastor Oliveira, o conselheiro do CRC-GO Ivam Paulo Soares Pugas, além de pastores, contadores e demais interessados no projeto.
Diante da demanda crescente por qualificação profissional, o objetivo do projeto é a aplicação de cursos gratuitos, como escrita fiscal, auxiliar de contabilidade, e auxiliar de departamento pessoal, para membros de comunidades e igrejas, tanto as de segmento católico, evangélico ou espírita.
O CRC-GO é uma instituição laica e a oportunidade de aprendizagem está aberta para todos que demonstrarem interesse, independente da crença, como informa o presidente, Elione. “O CRC apoia todas as causas sociais e solidárias, nossa instituição não tem foco em uma religião apenas. Todos os demais segmentos religiosos que queiram participar do projeto de qualificação profissional disponibilizado por meio do CRC Solidário, estão convidados. Este é um benefício para todos”, ressalta.
As aulas devem ter início em agosto, com a abertura de turmas para cursos na sede do Conselho. O presidente da SOPEG, pastor Oliveira, revela que inicialmente houve resistência da parte da sociedade sobre o projeto, mas hoje o leque de apoio e atuações aumentou. “Este é um trabalho feito há dois anos e o lançamento do projeto administrativo se torna inédito, porque houve muitas dificuldades até chegarmos aqui. No início, foi um desafio agregar pessoas, houve resistências, mas com o tempo essa realidade foi mudando e atualmente temos a compreensão de todos a respeito do projeto”, explica.
Com o lema “ensinar a pescar”, o conselheiro federal, Henrique Ricardo Batista destaca o avanço do projeto desde que foram iniciados convênios e parcerias. “Este é um projeto que agrega convênios e associações. Já fizemos esse trabalho antes e o máximo que ocorria até então era a arrecadação de alimentos. Esse não é o único objetivo do CRC. O Conselho tem ido em busca de parceiros”.
O assessor jurídico da SOPEG, advogado Diego Bringel, explica como o exercício do direito colabora para a inserção social e qualificação profissional. “A assessoria jurídica parte de duas vertentes. A primeira é a consultoria, onde damos a orientação necessária ao cliente, diante dos direitos e deveres. A segunda é a consultoria, momento em que acontece a absorção dos casos, de acordo com a necessidade econômica de cada um, para um posterior ajuizamento de ações específicas”, completa.
O conselheiro do CRC-GO, Ivam Paulo Soares Pugas, comemora a concretização de um objetivo almejado por muitos anos. “São sete mil igrejas no Estado. Temos um mês para montar toda a estrutura e logo em seguida colocar em prática. Mais de 300 pessoas já demonstraram interesse no curso. Se não fosse o apoio do CRC-GO, nada disso estaria acontecendo”, pontua.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO