A Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) lançou no dia 26 de agosto o Goiás Criativo, projeto que visa o incentivo à inovação, ao empreendedorismo, à formação, ao fomento e à promoção de cultura dos 246 municípios goianos. O lançamento contou com as presenças do secretário da Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC), Marcos André Carvalho, do secretário de Estado da Cultura (Secult), Aguinaldo Coelho, do superintendente executivo da Secult, Décio Coutinho e do vice-presidente administrativo do CRC-GO, Edson Bentos dos Santos, além de autoridades governamentais e representantes do setor produtivo cultural goiano.
“O Goiás Criativo é um projeto que visa promover a articulação e a aproximação de agentes culturais e garantir visibilidade a tudo que é feito e produzido na cultura goiana, fomentando ideias na economia criativa”, explica Décio Coutinho.
O projeto está inserido no programa Rede de Incubadoras Brasil Criativo, que fomenta o empreendedorismo cultural. Goiás é o sétimo Estado a ter sua sede, instalada no Edifício Parthenon Center, situado na Rua 4. “Posso dizer que é uma das melhores instalações”, afirma Marcos Carvalho, ressaltando que o espaço será de convívio e interação multisetorial entre empreendedores criativos e multinstitucional, que reúne governos, bancos, universidades, sistemas e sociedade civil, promovendo o compartilhamento de experiências e fortalecimento de redes e coletivos. Até o final do ano, outros seis espaços serão inaugurados, totalizando treze incubadoras.
O Goiás Criativo também tem o objetivo de ofertar aos agentes culturais cursos e consultorias, planejamento estratégico, assessoria contábil, jurídica e de comunicação, marketing, elaboração de projetos, captação de recursos e acompanhamento contínuo. “Será mais um campo de atuação para o profissional da contabilidade e mais uma parceria do CRC-GO”, frisa Edson Bento.
São parceiros do programa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ministério da Educação, Ministério do Turismo; as secretarias estaduais e municipais de Cultura, secretarias de Desenvolvimento Econômico, Sebrae, universidades federais, dentre outras Instituições.
A abertura do evento contou também com a apresentação cultural de integrantes da Escola de Música do Centro Cultural Gustav Ritter.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *