O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) realizou, no período do dia 25 até o dia 27 de agosto, o 14º Exame de Qualificação Técnica para o Registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O Exame dá suporte para que o contador atue como auditor em instituições financeiras, como bancos e seguradoras.
No dia 25 de agosto foi realizada a prova de Qualificação Técnica Geral, no dia 26 de agosto foi realizada a Prova específica para atuação em auditoria nas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB), e no dia 27 de agosto foi realizada a prova específica para atuação em auditoria nas sociedades supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). O candidato só se torna apto para trabalhar em instituições financeiras e demais sociedades caso seja aprovado nas provas específicas e também no primeiro exame, que é a de Qualificação Técnica Geral.
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) deu início ao projeto devido a uma preocupação em aumentar o nível técnico do contador na área de auditoria independente. O exame se tornou um requisito imprescindível para o contador que deseja atuar no mercado de valores mobiliários, levando em consideração o disposto na Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nº 308, de 14 de maio de 1999, Resolução nº 3198, de 27 de maio de 2044, alterada pela Resolução nº 3771, de 26 de agosto de 2009, do Banco Central do Brasil, e na Resolução CNSP nº 118, de 22 de dezembro de 2004, do Conselho Nacional de Seguros Privados, combinada com a Carta Circular SUSEP-DITEC-CGSOA, de 8 de junho de 2011. O exame é realizado e administrado por uma comissão formada por contadores indicados pelo próprio CFC e pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON).
Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO, com apoio da Comunicação CFC