O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) Elione Cipriano da Silva, se reuniu na sede do Conselho, no dia 29 de julho, com os coordenadores e subcoordenadores das Comissões do CRC-GO. Estiveram presentes no encontro a Ouvidoria CRC-GO, a Comissão das Jovens Lideranças Contábeis de Goiás, a Comissão de Projetos Sociais do CRC Solidário e o Comitê de Estudos Relacionados a Perícia Contábil.
O coordenador da Comissão das Jovens Lideranças, Rangel Francisco Pinto, apontou a importância de levar a contabilidade como futura atividade profissional aos alunos do ensino médio. “Vamos buscar estes alunos motivando-os ao ingresso no mercado de trabalho. Também pretendemos realizar palestras em faculdades nos próximos dois meses, buscando um incentivo a maior participação de jovens nas entidades contábeis, despertando interesses para essa área”, afirma.
O presidente Elione Cipriano sugeriu que as Comissões elaborassem um plano de atividades e fizessem um balanço a cada período. “Formataremos as atividades em conjunto e faremos um balanço a cada quatro meses das atividades das Comissões. Também precisamos pensar no calendário de 2015, com a realização de cursos para pessoas menos favorecidas, valorização da mão-de-obra, incluindo o trabalho nas faculdades, com a proposta de cursos extracurriculares dentro das instituições de ensino superior”, destaca.
O coordenador da Comissão de Projetos Sociais do CRC Solidário, Ivan Paulo Soares Pugas, também sugeriu a maior participação do CRC nas faculdades. “Montaremos um calendário de trabalho em agosto para dar suporte no envolvimento dos contabilistas em projetos sociais”, avalia.
O representante da Ouvidoria do CRC-GO, Otávio Martins Júnior, ressaltou a necessidade de participação de estudantes de Ciências Contábeis na realização de palestras. “Devemos levar o conceito do CRC-GO aos alunos. Para as palestras que pretendemos fazer, sugiro que os estudantes levem alimentos não perecíveis para participarem dos eventos”, declara.
Otávio Martins Júnior também sugeriu que os cursos fossem realizados no período noturno. O presidente Elione Cipriano aceitou a ideia, mas ponderou sobre as limitações do Conselho para atuação no período da noite, devido ao horário, que não é comercial (das 8h00 às 18h00).
O subcoordenador do Comitê de Estudos Relacionados a Perícia Contábil, Valdeci Ribeiro da Silva, reforçou que a área da perícia contábil precisa passar por uma regularização. “Precisamos de um documento que exima o contador de uma responsabilidade extra, além da que ele já possui.  É necessária a existência de um contrato que regule esta situação, além de propor a estruturação de cursos, seminários e palestras a nível regional e nacional, na análise de matérias pertinentes à essa área de atuação”, finaliza.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO