O presidente do CRC-GO e o coordenador estadual do Programa do Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Elione Cipriano da Silva e Vilmar de Faria, estiveram reunidos com o subsecretário da Secretaria de Segurança Pública e Justiça de Goiás (SSPGO), Rogério Santana, o superintendente da Academia Estadual de Segurança Pública, Antônio Carlos de Lima e o Coronel do Corpo de Bombeiros, Carlos Sérgio Souza Pinto de Almeida Franco, no dia 25 de novembro, para tratarem sobre uma parceria que visa disseminar o assunto Educação Financeira à corporação e à sociedade goiana.

De acordo com Cel. Franco, que desenvolve uma ação semelhante junto aos integrantes da Polícia Militar em Goiânia, esta forma de ação preventiva deve ser praticada continuamente. Segundo ele, é comum o brasileiro não ter a cultura do poupar, planejar e organizar suas finanças. “Atualmente, os meios de comunicação têm veiculado muitas orientações a respeito, pois o número de famílias com problemas vem aumentando ano a ano”, destaca. “Quando a situação foge do controle, a ajuda profissional chega para evitar também conflitos internos (em casa), já que o corte drástico nos gastos pode causar alguns desentendimentos”, completa.

O subsecretário, Rogério Santana, parabenizou a iniciativa do CRC-GO e disse que a SSPGO acolhe com bons olhos a ação. Para ele, a questão “finança” faz parte do dia a dia do cidadão e na vida do policial não é diferente. “É de extrema importância e salutar darmos continuidade a este projeto. O trabalho deve ser perene, uma vez que entendo que a educação deve ser contínua e eterna”, afirma apontando que o trabalho anteriormente realizado surtiu bons resultados, porém é imprescindível manter a continuidade para que se aprimore ainda mais.

Estudos atuais apontam que a preocupação causada pela falta de controle das finanças pessoais (não conseguir pagar as contas e o acúmulo de dívidas) pode ser prejudicial para saúde física e mental e até interferir no relacionamento familiar, pessoal e profissional. Vilmar de Faria revela que dentro do contexto organizacional, está se tornando parte do cotidiano das empresas a necessidade de enfrentar problemas relacionados à falta de Educação Financeira por parte de seus colaboradores. “O estresse financeiro causado pela acumulação de dívidas acaba resultando em diminuição de produtividade, aumento dos custos e até mesmo reflexos na saúde, que podem ser minimizados se a organização tomar para si a função de educar, financeiramente, seus colaboradores”, enfatiza.

A educação financeira é uma das áreas de atuação do PVCC, sendo o orçamento familiar um dos pontos que merece maior importância, principalmente para evitar o endividamento da sociedade. “Nosso principal objetivo com tais atividades é estimular o PVCC, principalmente com trabalhos relacionados à educação financeira”, afirma. O projeto do CRC-GO visa, por meio de ações voluntárias diversas, levar informações e conhecimento, orientações sobre economia pessoal e doméstica a toda sociedade.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO