Com o objetivo de ouvir as principais demandas da classe contábil de Goianésia, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) Elione Cipriano da Silva, se reuniu no dia 12 de fevereiro com os contabilistas da cidade, e propôs algumas mudanças para a valorização profissional no município. Assuntos como honorários, cursos, palestras, e um novo nome para a Delegacia Regional do CRC-GO de Goianésia foram pautados.

Os profissionais ressaltaram a necessidade de haver maior valorização profissional em Goianésia, principalmente em torno de uma cobrança uniforme do balanço contábil, tendo em vista que alguns contabilistas não têm cobrado o balanço de seus clientes, fazendo com haja uma desvalorização dos honorários contábeis.

O contabilista de Goianésia, Alessandro Almeida, sugeriu uma renovação na política de honorários. “As pessoas brigam conosco, e nos sentimos desvalorizados. Temos que ter uma política de renovação de honorários e reajustar os que precisam ser reajustados. O CRC podia trabalhar no sentido de melhorar nossa imagem perante o empresário. Nossa mão de obra é necessária”, ressaltou.

O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano, já adiantou que será elaborado um movimento de defesa dos honorários em todo o Estado de Goiás. “Vamos trabalhar para que isso caia por terra. Temos que fazer um movimento em defesa do honorário de balanço em todo o Estado de Goiás e criar uma sensibilização. Precisamos defender e cobrar não apenas os honorários de balanço, como também nos honorários gerais. De Goianésia já pode sair uma ação de valorização dos honorários profissionais. Temos que lutar para receber mais, nunca para receber menos. Queremos levar essa proposta a nível de Brasil. Assumo um compromisso de iniciar uma proposta de mensagem para sociedade, especificamente aos empresários, e justamente levar essa importância do contabilista a cada um deles. Com segurança eu digo que os empresários sabem da nossa importância”, declarou.

Atualmente em Goianésia existem mais de 130 registros ativos de contabilistas. Com essa quantidade considerável, a importância de haver um delegado regional no município foi apontada pelo ex-delegado regional do CRC-GO em Goianésia, Mirando Ribeiro. “Está na hora de alguém nos suceder. Tem uma série de atributos que o delegado de contabilidade precisa ter para investir no cargo de contador. Esse é um grande desafio que a classe precisa aprender a conversar, e saber que todos nós estamos no mesmo barco, e devemos defender os interesses comuns da contabilidade, atendendo aos anseios da sociedade”, relatou.

Também ex-delegado do CRC-GO em Goianésia, o contador Adair Araújo da Silva levantou a possibilidade de haver mais cursos e palestras na cidade, para o desenvolvimento profissional dos contabilistas da região. “Eu vejo que a maior necessidade é de cursos, porque a Legislação é dinâmica e está mudando sempre. Acho que com esse pontapé inicial, nós vamos ter um divisor de águas, caminhando junto com o Conselho, que vai trazer muitos frutos para a nossa região. Não podemos ficar sem um representante, temos que nos unir mais”, argumenta.

Para a data de 11 de julho, já está programado um curso sobre Atualização da Legislação Tributária em Goianésia, com instrutores das Receitas Federal e Estadual. Palestras sobre o eSocial e o ECF também estão em pauta para a cidade. Foram sugeridos pelos contabilistas cursos sobre o COAF e Desoneração da Folha de Pagamento.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise