Ao lançar, na tarde desta terça-feira, dia 13, a etapa estadual da 3ª Conferência Estadual da Juventude e empossar 492 novos conselheiros regionais, o governador Marconi Perillo sugeriu que a educação brasileira seja debatida na conferência como um dos temas prioritários da atualidade. Para ele, é muito importante que os jovens discutam os meios de se materializar o slogan da Presidência da República, “Pátria Educadora”, e de fortalecer a qualidade da Educação do Brasil, um dos Países mais atrasados do mundo em termos de competição nessa área.

A 3ª Conferência Estadual da Juventude será realizada, na cidade de Goianésia, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, com tema “As várias formas de mudar o Brasil”. O encontro é um espaço para debates, discussões, análises e elaboração de propostas do que querem a juventude goiana para Goiás e para o Brasil. O objetivo central é criar diretrizes para a elaboração do Estatuto da Juventude de Goiás. Os delegados que vão representar o Estado na Conferência Nacional da Juventude, prevista para dezembro deste ano, serão eleitos na 3ª Confejuv.

Os conselheiros, representantes da sociedade civil, foram indicados pelas subsecretarias regionais de Educação nas etapas regionais da Conferência Estadual da Juventude, realizadas em agosto/2015. Eles representam o Conselho Estadual da Juventude (Conjuve) em cada município goiano, com demandas e contribuindo com a elaboração das políticas públicas voltadas para os jovens. “Essa é a tônica da administração pública estadual, a de interiorizar as políticas públicas para atender o cidadão onde ele vive”, ressalta o secretário do Governo, Henrique Tibúrcio. Todos os conselheiros têm de 15 a 29 anos de idade.

O vice-presidente de Registro do CRCGO e coordenador da Comissão Jovens Lideranças em Goiás (CRC Jovem), Rangel Francisco Pinto, acompanhou o lançamento da conferência e destaca o quanto o evento é importante para a educação goiana. Ele citou que a posse dos jovens conselheiros representa novas lideranças da juventude em todo o Estado. Ao lado do presidente do Conselho Estadual da Juventude, Juscelino Neto Laranjeira, o CRC Jovem se comprometeu em dar apoio ao Conjuve na elaboração do Estatuto da Juventude em Goiás.

O Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013) é a carta de direitos da juventude brasileira. O documento precisa ser conhecido e divulgado em todo território. Neste sentido, a proposta é a criação de um Estatuto da Juventude de Goiás, priorizando a redução da vulnerabilidade juvenil.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves, com informações do Goiás Agora