Com a finalidade de incentivar a mediação de conflitos judiciais por meio de acordos, o CRCGO, representado pela conselheira Silvana Carneiro, foi uma das entidades que prestou apoio no dia 16 de março para a Câmara de Arbitragem e Mediação da Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (ACIRV). Além do CRCGO, aderiram ao pacto pela não judicialização dos conflitos a OAB-GO Subseção de Rio Verde, empresários e demais entidades afins.

O evento, que ocorreu no auditório da ACIRV, teve como enfoque a resolução de conflitos de formas alternativas, fato este que tomará grande proporção em meio jurídico devido à inclusão de Conciliação e Mediação de conflitos no Novo Código Civil.

Segundo Silvana Carneiro, as vantagens na mediação de conflitos são maiores do que quando colocados em processos judiciais. “Antes de procurar a Justiça, temos incentivado para a busca da mediação, e o apoio do CRC é essencial com relação aos contratos, uma vez que a solução pacífica de conflitos empresariais não cabe recurso, dá mais praticidade e possui menos tempo para resolução”, explicou.

A alta litigância no Brasil compromete a competitividade das empresas e afeta negativamente a imagem do país para investimentos e realização de negócios. O relatório Doing Business, do Banco Mundial, que acompanha o ambiente de negócios em 185 países, classificou o Brasil, em 2015, como o 120º país mais fácil para se realizar negócios. Com o pacto, o empresário passa a adotar, interna e externamente, práticas firmadas com os métodos consensuais de solução de conflitos.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise