O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Rangel Francisco Pinto, realizou, no dia 10 de março, uma visita de cortesia para o prefeito de Goiânia, Íris Rezende. Durante o encontro, o presidente Rangel Francisco solicitou melhorias para a classe contábil, no que tange assuntos como o número oficial, uso do solo, RedeSim e concurso público.

Rangel Francisco mostrou a indignação do Conselho de Contabilidade em relação ao concurso público da Prefeitura de Goiânia, no que refere ao cargo de ‘Analista em Organizações e Finanças’, ao qual as suas atribuições envolvem atividades de Contabilidade e Auditoria e sem a exigência de formação em Ciências Contábeis nos pré-requisitos do cargo.

O CRCGO solicitou ao prefeito para que seja que seja incluído nos pré-requisitos a formação em Ciências Contábeis ou que seja retirado as atribuições exclusivas do profissional da Contabilidade, que estão previstas na Resolução nº 560/1983 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O prefeito Íris Rezende solicitou ao secretário de Administração, Agenor Mariano, a correção imediata desta aberração no edital. Além disso, foi agendada uma reunião com o secretário para tratar do caso.

Outro assunto abordado no encontro foi o número oficial e uso do solo, e a lentidão do sistema da prefeitura na RedeSim. O CRCGO solicitou ao prefeito a possibilidade de emissão do número oficial e do uso do solo no Atende Fácil do Conselho de Contabilidade, que possui atendimento exclusivo para o contabilista. Ao tomar conhecimento da situação enfrentada pelos contadores, Íris Rezende se mostrou solidário a categoria, já que o mesmo possui formação em Técnico em Contabilidade, e marcou uma reunião com o secretário de Finanças, Alessandro Melo, para resolver o problema de forma imediata.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Camila Pedroso