A 1ª reunião ordinária do Fórum Estadual de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FEMEP-GO) definiu no dia 28 de outubro quais entidades irão disputar a eleição para a escolha do responsável de cada Comitê Temático das Micro e Pequenas Empresas. Outra reunião será agendada para definir o representante de cada Comitê. Estiveram presentes no primeiro encontro o vice-presidente de Ética, Disciplina e Fiscalização do CRCGO, Wagner Felipe Filho, e o conselheiro do CRCGO, Júlio César Carlos, ambos membros do Comitê de Desoneração e Desburocratização do FEMEP-GO.

O evento, realizado no Palácio do Governo Estadual, reuniu representantes de várias entidades que fazem parte do FEMEP, e foi conduzido pelo secretário técnico do Fórum, Victor Hugo Marques de Queiroz. O objetivo foi analisar, discutir, reformular e fazer a procuração do regimento interno do FEMEP.

O Governador em exercício, José Eliton, presidente do FEMEP, afirmou em seu pronunciamento que o Fórum busca fazer o micro e pequeno empreendedor prosseguir com o negócio. “Talvez o primeiro passo para que nós possamos ter um avanço social é justamente abrir as portas, qualificar o empreendedor para que ele inicie e mantenha vivo seu empreendimento”, sugeriu José Eliton.

De acordo com Julio César, há uma expectativa para o CRCGO conduzir o Comitê. “Estamos há muitos anos nesse Comitê. Esse é um assunto que interessa ao CRC. Agora vamos esperar a próxima reunião para ver como tudo será decidido”, afirmou.

Comitês temáticos

Os três Comitês Temáticos servem para organizar o direcionamento do Fórum, e estão divididos nas esferas do governo e iniciativa privada. Cada Comitê cuidará de um determinado assunto. As entidades que integram o Fórum indicarão um representante para disputar a eleição de coordenador dentro do Comitê, além de dois suplentes. Ao final, cada Comitê terá um coordenador, responsável por conduzir as reuniões, trazer e levar as demandas do Fórum permanente em Brasília.

No comitê Desoneração e Desburocratização, as superintendências responsáveis são a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), Conselho Regional de Contabilidade (CRCGO), Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan), Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria da Fazenda (Sefaz), Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Federação da Micro e Pequena Empresa de Goiás (Fempeg) e Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiás (FCDL).

O Comitê Ampliação de Mercados ficou a cargo das compras governamentais e comércio exterior. Os representantes do governo são os Correios, Conselho Superior para Promoção de Investimentos e Negócios Internacionais (PROMOGOIÁS) e Superintendência Executiva de Comércio Exterior. O privado será representado pela Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás (AJE-GO), Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Estado de Goiás (FACIEG), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) e Federação do Comercio do Estado de Goiás (Fecomércio).

Inovação e Crédito é o terceiro Comitê Temático. A Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Superintendência Executiva de Ciência e Tecnologia, Goiás Fomento e Secretaria de Educação (Seduc) representam o governo. A Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuários de Goiás (Facieg), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) Banco do Brasil (BB) e Associação dos Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás (AJE) representam o privado.

Dados

De acordo com dados de 2011 do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), cerca de 1,2 milhão novos empreendimentos formais são criados por ano. Desse total, 99% representam as micro e pequenas empresas e Empreendedores Individuais (EI).

O número de empreendimentos que sobrevivem, segundo informações do Sebrae, está em crescimento. A cada 100 empresas criadas, 73 conseguem se manter no mercado, mas ainda há a necessidade de qualificar o microempreendedor.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro