O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Elione Cipriano da Silva, participou no dia 22 de julho de uma reunião com o presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Cleudes Bernardes, o Baré, juntamente com o coordenador do Comitê de Contabilidade Pública do CRCGO, Leandro Augusto Rodrigues, o subcoordenador Ary Lellis e o coordenador do curso de MBA em Auditoria e Gestão de Tributos do Ipecon Ensino e Consultoria, Nivaldo Mendes.

Na ocasião, foram apresentados temas da contabilidade pública que devem ser mais discutidos entre as duas entidades e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), principalmente no que diz respeito à participação do profissional da contabilidade nas decisões pertinentes à sua área na administração pública.

O aperfeiçoamento profissional é uma das propostas apresentadas pelo CRCGO e o Comitê de Contabilidade Pública, como informa o presidente do CRCGO, Elione Cipriano. “O profissional da contabilidade precisa estar bem preparado, e nessa linha de pensamento nós precisamos aperfeiçoar o seu conhecimento, para que ele preste um trabalho de qualidade e a altura do que os municípios precisam”, declara.

Ainda de acordo com o presidente do CRCGO, nos próximos dias o Conselho de Contabilidade e a AGM devem se reunir com o TCM para demonstrar novas sugestões de parceria entre as entidades. “Fizemos um convite formal ao senhor presidente Cleudes Baré, de dois eventos que vão ocorrer em Goiás. Primeiro é a nossa Convenção de Contabilidade, que vai ocorrer nos dias 17 e 18 de setembro no Centro de Convenções, e o segundo é o Simpósio de Contabilidade Pública, que vai ocorrer em novembro, e que vai discutir essa nova contabilidade pública, o seu foco e por que o profissional precisa estar por dentro para prestar um bom trabalho ao setor público. De pronto o presidente da AGM aceitou o nosso convite. Dentro disso, já previamente agendamos uma visita do CRCGO, da AGM e do Comitê de Contabilidade Pública ao presidente do TCM, Honor Cruvinel, para encontrarmos alguns pontos de convergência de modo que o profissional e o gestor tenham melhor respaldo na sua prestação de contas e gestão”, relata.

O coordenador do Comitê de Contabilidade Pública, Leandro Augusto Rodrigues, apontou quais são as principais atribuições do profissional da contabilidade que atua na administração pública. “O Comitê de Contabilidade Pública vem trabalhar no sentido de buscar a educação continuada aos nossos colegas profissionais, apoiando-os e melhorando a atuação no mercado, ao demonstrar a todos que a ação da contabilidade vai além da simples nota de empenho, liquidação e pagamento”, ressalta o coordenador, que ainda reforçou a importância de se manter atualizado perante as Normas. “É necessário sair do arcaico e se inovar, estando presente nas atualizações, acompanhando as novas Normas de Contabilidade Pública, as Normas editadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, bem como as decisões determinadas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC)”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise