Profissionais contábeis de Aparecida de Goiânia puderam dialogar e propor melhorias sobre a implantação do estudo técnico para Desburocratização da Abertura, Alteração e Baixa das Empresas na manhã desta terça-feira (22/11). A iniciativa é do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Sebrae Goiás e Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia.

Durante o café da manhã oferecido pelo CRCGO para os contadores, o vice-presidente de Fiscalização, Otávio Martins parabenizou a iniciativa do projeto. “Aparecida de Goiânia avançou muito no processo de registro e baixas, sendo pioneiro no sistema de desburocratização. Posteriormente veio a Rede Sim para aperfeiçoar essa iniciativa, junto da Lei de Liberdade Fiscal e Econômica. Ensejamos que esse estudo técnico e aperfeiçoado do Sebrae some aos contadores, que vem para melhorar o ambiente de negócio, principalmente para o empreendedor” reforçou, colocando o CRC de Goiás à disposição em todas as fases de implantação do projeto.

Participaram o presidente da Aciag, Leopoldo Moreira, o ex-conselheiro do CRCGO, Djalma Arantes, o delegado do CRC em Aparecida, Giolvanor Alves Pereira, pela Companhia de Desenvolvimento de Aparecida (Codap), Luiz Antônio Faustino Maronezi, pela Secretaria da Fazenda do município, a coordenadora de cadastro econômico, Rúbia Nara e a Superintendente de Receitas Tributárias, Ana Paula Vilela Rocha Veiga. Representando o Sebrae Goiás, analista técnico e gestor de desburocratização, Allan Máximo de Holanda e pela Pillar Consultoria, os membros Kenia Costa e Wagno Costa.

Conforme reiterou o Presidente da Aciag, Leopoldo Moreira, “É uma necessidade que o contribuinte, do microempresário, da classe empresarial e do Setor Público serem orientados. No estudo do Sebrae eles vão encontrar soluções fáceis sobre os problemas recorrentes na abertura e baixa de empresas, tendo em vista que por meio do estudo que já vem sendo feito, os principais entraves estarão elencados nos assuntos trazidos pela cartilha orientava. Essa parceria é quase inédita, queremos ser modelos para demais Estados e municípios, no sentido de fomentar a desburocratização”, salientou.

A expectativa é de que o estudo técnico do Sebrae em parceria com a administração pública e entidades de classe seja disponibilizado até o início de janeiro de 2023, devido as festividades de fim de ano e recessos. Segundo o analista técnico, Allan Máximo, o Sebrae realizou o mapeamento e diagnóstico na primeira fase do projeto, que contou com o apoio dos entes públicos no que tange a abertura, alteração e baixa das empresas. Posteriormente, o convite foi para os entes privados e contadores, para ouvir as ponderações e aprimorar o processo. “Vamos facilitar a vida de mais de 70% dos empresários, temos auxiliado 100% da integração de forma regionalizada em demais municípios e contamos ainda com o apoio da Junta Comercial de Goiás (Juceg) nas ações que temos desenvolvidos”, salientou Allan.

Comitê Permanente de Desburocratização

Fazem parte do Comitê Permanente de Desburocratização o CRC de Goiás, Prefeituras de Goiânia e Aparecida de Goiânia, Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO), Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA-GO), Sindicato da Industria da Construção Civil (Sinduscon), Ordem dos Advogados do Estado de Goiás (OAB-GO), Sebrae Goiás, Associação das Empresas do Polo (AP) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO).

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.