Na cidade de Caldas Novas, na última quarta-feira (09/11), representantes do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) participaram do um café da tarde na Câmara Municipal. A iniciativa, realizada foi do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o objetivo de homenagear a atuação da entidade frente às destinações do imposto de renda para as instituições filantrópicas da região.

Participaram, a presidente, Sucena Hummel, o vice-presidente administrativo, Henrique Ricardo, conselheira, Priscilla Bandeira e o delegado, Evilson Azevedo. A confraternização foi conduzida pelo presidente do CMDA, Gleydson Marques dos Santos, reforçando que “A arrecadação depende dos contadores, e o papel do CRCGO na ampla divulgação da iniciativa contribuiu para o fundo CMDCA ir adiante, ajudando aqueles que mais precisam”, reforçou.

Até o dia 29 de abril os contribuintes puderam enviar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2022 (IRPF). Além da obrigatoriedade que o imposto compete aos cidadãos, o CRCGO reforçou que os contribuintes poderiam promover boas ações, divulgando às Pessoas Físicas e Jurídicas a possibilidade de destinar uma parte do seu Imposto de Renda aos fundos especiais de amparo social da criança e do idoso.

Em 2022, segundo histórico apresentado pela equipe do CMDA de Caldas Novas, as destinações somaram R$ 167 mil, valor dobrado em comparação com o ano anterior, que somou pouco mais de R$ 77 mil.

Conforme reiterou a presidente, “O Conselho está de portas abertas para continuar a disseminar a corrente do bem. Vamos incentivar mais ainda os profissionais da contabilidade em nosso Estado para que conscientizem os seus clientes e que também reconheçam que existem pessoas que precisam desses projetos sociais”, disse Sucena.

No cenário nacional deste ano, segundo dados da Receita Federal do Brasil, o potencial de doação dos brasileiros é superior a 4 bilhões, e mais de 97% dos contribuintes não realizam essa destinação.

Ainda na ocasião, foi adiantando pelo vice-administrativo do Conselho que para 2023 as ações voltadas ao IPRF solidário serão ainda mais crescentes. “O engajamento dos contadores é fundamental neste processo. Nós já temos traçado a ampliação deste projeto que contribui não somente com crianças, mas também com pessoas idosas.

Como destinar o IPRF

A opção está disponível para as pessoas que optam pelo modelo completo (modelo pelas deduções legais) na hora de declarar. Se a pessoa tiver imposto a restituir, o valor doado é acrescentado ao montante (calculado no sistema da Receita) e ela recebe no período de restituição. Se o contribuinte tenha imposto a pagar, o valor doado é descontado do débito.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes, jornalista