Representando Goiás, o vice-presidente de Registro do CRCGO, Einstein Paniago, participou nesta quarta-feira (14), durante o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, do Fórum do Grupo Latino-Americano de Emissores de Normas de Informação Financeira (Glenif), com o tema “Situação Atual das IFRS na América Latina”.

Segundo informações da organização do Congresso, o Fórum tem por finalidade abordar a informação contábil e a sua relação com a globalização da economia e a busca da uniformidade nas normas, para que o mundo global possa contar com uma linguagem comum para o desenvolvimento da contabilidade. Nesta edição foi abordado o estado da adoção/aplicação das IFRS nos países interamericanos e o trabalho desenvolvido pelo Grupo Latino-americano de Emissores de Normas e Informação Financeira (Glenif) para atender ao seu objetivo, que é de atuar na apresentação de uma opinião unificada da América Latina com relação aos projetos técnicos, levando ao conhecimento os problemas específicos da região relacionados com a adoção, implementação e aspectos técnicos das IFRS e IFRS para Pequenas e Médias Empresas.

De acordo com Einstein Paniago, as discussões no decorrer do Fórum foram de elevado nível técnico. “Tendências e procedimentos de mudanças em andamento que afetaram o comércio exterior tanto no Mercosul quanto ALCA, a contabilização dos fatos relacionados ao comércio e investimentos internacionais serão impactados de diversas formas pelas alterações/implementação das NIIF. Houve a participação de diversos conselheiros de diferentes Regionais”, afirma. Einstein também relata que participou como Conselheiro e integrante do corpo técnico do Tesouro Estadual de Goiás, que tem especial interesse na simplificação das normas de forma a incentivar o comércio exterior e o setor de serviços para além das fronteiras nacionais.

O Fórum teve a presença de painelistas, como o presidente do Glenif (México), Felipe Pérez Cervantes, o vice-presidente do Glenif (Brasil), Eduardo Augusto Rocha Pocetti, o diretor do Glenif (Argentina), Jorge José Gil, o diretor do Glenif (Colômbia), Daniel Sarmiento, e o diretor do Glenif (Uruguai), Winston Fernandez, sob a coordenação do vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Luiz Fernando Nóbrega.

Reunião das Comissões

Ainda durante o Congresso, o vice-presidente Einstein Paniago participou de uma reunião das Comissões de Contabilidade Pública de diversos Estados. “Foram discutidas pautas interessantes para serem ponderadas pela Comissão Permanente de Estudos e Desenvolvimento da Contabilidade Pública para o Sincasp”, relata Einstein.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO, com informações do 20º CBC