O CRCGO, por meio do presidente Edson Bento dos Santos e dos vice-presidentes Rangel Francisco e Weberth Fernandes, se reuniu no dia 05 de fevereiro com o superintendente do Sebrae Goiás, Igor Montenegro, para apresentação da nova diretoria e renovação de parceria. Na ocasião, foram apresentados ao CRCGO projetos que vêm beneficiar a classe contábil goiana, como o “Agente Local de Inovação” – ALI, e o “Negócio a Negócio”.

De acordo com o superintendente Igor Montenegro, a ideia inicial é o oferecimento das duas consultorias gratuitas aos contabilistas. “O ALI seria voltado para o prestador de serviço. O consultor trabalharia dentro do escritório de contabilidade, fazendo um diagnóstico e posteriormente um plano de ação. Neste projeto, o acompanhamento do escritório duraria dois anos, com a finalidade de melhorar a produtividade do escritório de contabilidade”, explicou.

O projeto Agente Local de Inovação é voltado para um escritório com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões. Além de gratuito, o atendimento in loco se torna especializado conforme o diagnóstico do escritório de contabilidade. Ao todo, são 2.400 vagas para consultoria disponibilizadas a todos os segmentos (indústria, comércio e prestação de serviços), de forma que o Sebrae busca disponibilizar uma quantidade de vagas para o CRCGO.

O segundo projeto de consultoria apresentado pelo superintendente do Sebrae trata-se do “Negócio a Negócio”. Voltado para Microempresa, a consultoria dura menos tempo (em torno de 90 dias) sendo também personalizado, in loco e gratuito. “Mais de 500 mil empresas são atendidas por ano em todo o País por meio desse programa do Sebrae. O agente faz pelo menos três visitas, apresenta o Sebrae, aplica um questionário sobre a gestão empresarial, com o objetivo de entender melhor a situação daquela microempresa, podendo então apontar o diagnóstico personalizado e a forma de melhoria”, detalhou Igor, que ainda apontou que o ciclo de consultorias pode ser ampliado para mais três visitas no ano seguinte. “Este projeto é para a empresa que fatura até R$ 360 mil por ano. São 26 mil vagas disponíveis no Negócio a Negócio. As vagas precisam ser distribuídas entre Goiânia e interior”.

Outras ferramentas a serem trabalhadas em um escritório de contabilidade, como design, sustentabilidade, tecnologia da informação e produtividade também foram apresentadas pelo superintendente, por meio do programa “Sebraetec”. “Muitas empresas têm melhorado a produtividade com esse programa, pois concede apoio na alteração do layout, planejamento e tecnologia da informação, que são fatores que podem ser muito úteis aos escritórios de contabilidade”, ressaltou.

Com relação às ferramentas, o Sebrae poderá disponibilizar um software para que o contabilista trabalhe melhor amparado. O sistema, que é gratuito, serve para qualquer segmento, tendo também um suporte sem custos, além de um controle de confidencialidade dos dados da empresa.

Na área de oferecimento de cursos, o Sebrae propôs a realização de palestras voltadas para a necessidade do contabilista. O presidente do CRCGO, Edson Bento, ressaltou a importância dos cursos na carreira do profissional da contabilidade. “Podemos dar enfoque à questão do orçamento, por meio da Gestão Financeira e Estratégica. Há uma prerrogativa em algumas atividades de que o contador deve prestar contas da quantidade de cursos e aperfeiçoamentos que participou”, esclareceu. Edson Bento aproveitou a oportunidade e antecipou o convite para a participação do Sebrae Goiás na solenidade de posse da nova diretoria do Conselho de Contabilidade, que acontecerá dia 10 de março de 2016.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Weberth Fernandes, apoiou o método de parceria entre o Sebrae e o CRCGO. “Devemos convencer o contabilista e chamá-lo para dentro do CRCGO, colocando o Sebrae para demonstrar a ferramenta gratuita de aplicação” pontuou.

O vice-presidente Administrativo, Rangel Francisco, reforçou a ideia de o projeto de parceria entre as duas entidades também atingir o interior de Goiás: “Existe a importância de haver muitos cursos no interior do Estado, pois os participantes sempre demonstram muito interesse pelos eventos que ocorrem em suas cidades”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise