O último dia do Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (Sincasp), do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), aconteceu nesta quinta-feira (10/11). O evento trouxe temas como “Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável: Planejamento Orçamentário do Governo Federal”, “Desafios para o equilíbrio fiscal na Federação”, “Os desafios do Controle Externo na melhoria da qualidade do gasto público” e “Os desafios aos Entes da Federação para a implantação do Padrão Mínimo dos SIAFIC”.
A pauta da abertura do terceiro e último dia do VIII Sincasp, teve abordou sobre Políticas Públicas e Planejamento Orçamentário do Governo Federal. A doutora, professora Celma Duque Ferreira apresentou aos profissionais da contabilidade pública sobre o funcionalismo do ciclo orçamentário federal. A painelista destacou que ele é composto por três leis, todas originárias do Poder Executivo. São elas, o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). O roteiro a ser seguido pela administração é de planejar, orientar e executar os gastos públicos do país. O debate foi competido à Doutora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Edna de Araújo de Andrade.
A segunda palestra do dia foi sobre os desafios para o equilíbrio fiscal na Federação, teve como painelista a subsecretária do Tesouro Estadual da Secretaria de Estado da Economia de Goiás, Selene Peres Peres Nunes, e como debatedor o secretário Municipal de Finanças da Prefeitura de Goiânia, Vinicius Henrique Pires Alves. Após a palestra, Selene ressaltou a importância do tema discutido. “Esse tema que tratou dos desafios fiscais, do equilíbrio fiscal, da federação, é muito importante agora, porque a gente precisa reconstruir as bases da federação. Temos problemas hoje muito sérios de redução de receitas e aumento de despesas no plano federal”, pontuou.
Na parte da tarde, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Celmar Rech, o conselheiro-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), Joaquim Alves de Castro Neto, e o auditor de Controle Externo do TCM-GO, Petrônio Pires de Paula, trouxeram para o VIII Sincasp o tema “os desafios do Controle Externo na melhoria da qualidade do gasto público”.
Finalizando o VIII Sincasp do CRCGO com chave de ouro, o diretor do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), Vitor Maciel dos Santos, e o professor universitário Erismar Oliveira Silva, falaram sobre “os desafios aos entes da federação para a implantação do padrão mínimo do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC).
Confira todas as fotos do VIII Sincasp neste link: https://drive.google.com/drive/folders/1LQHiwOJ0GzdX6nx7rhV39mO6XZvI5rG4?usp=share_link
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Fonte: Comunicação CRCGO – Maria Paula, estagiária de jornalismo