Buscando solucionar problemas em prol da classe contábil goiana, o vice-presidente Administrativo do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Rangel Francisco Pinto, o delegado regional em Catalão, Marcelo Cordeiro e o diretor financeiro da Associação dos Contadores de Catalão e Região, Fabrício Pereira, se reuniram com o Superintendente de Controle e Fiscalização da Sefaz, Paulo Aguiar, e com o auditor fiscal da Sefaz, Luciano Alves.

Na ocasião, foram discutidos os bloqueios de 600 empresas de Catalão. Anteriormente, no dia 11 de julho, membros da diretoria do CRCGO haviam se reunido com o delegado substituto da Sefaz em Catalão, Gustavo Henrique dos Reis Cardoso, que informou que os bloqueios foram feitos pela Sefaz em Goiânia. Dessa maneira, foi marcada uma reunião para tratar do assunto.

Segundo o superintendente da Sefaz, Paulo Aguiar, a partir de agora o profissional de Contabilidade terá acesso ao motivo do bloqueio pelo portal da Sefaz com o seu código de acesso. Além disso, os auditores terão acessos a relação de empresas para serem bloqueadas e farão o desbloqueio antes mesmo do contador solicitar, evitando que o contador se desloque até uma delegacia fiscal.

Além disso, a Sefaz determinou que os bloqueios não acontecerão nas sextas, sábados e domingos, para evitar que as empresas fiquem sem faturar nos fins de semana, uma vez que o órgão funciona apenas de segunda à sexta. A Sefaz destacou que tomará os cuidados necessários para realizar os bloqueios, pois algumas empresas novas com capital social suficiente para comprar mercadorias estavam sendo bloqueadas. Agora o bloqueio não será feito de imediato e as empresas passarão por uma análise antes do mesmo acontecer.

Por fim, o delegado do CRCGO em Catalão, Marcelo Cordeiro, solicitou uma reunião entre Fisco, contadores e empresários para falar sobre as novidades na fiscalização da Sefaz e quais os procedimentos que estão sendo adotados pelo fisco. A reunião será agendada para a primeira semana de setembro.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Camila Pedroso