O presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, se reuniu na tarde da última sexta-feira (22) com o auditor fiscal da Receita Federal, Humberto Masatoshi Matsuda, e a coordenadora do departamento de Desenvolvimento Profissional do CRCGO, Marianne Mori. O objetivo do encontro foi o de alinhar novas realizações de cursos para a classe contábil em Goiânia e cidades do interior do Estado, com foco na atualização da legislação tributária do ICMS.

Sigla para Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS é um tributo que incide sobre a movimentação de numerosos tipos de produtos — há pouquíssimas exceções, como livros e jornais. O imposto também incide sobre serviços de transporte interestadual e intermunicipal, mercadorias trazidas do exterior, entre outros itens.

A alíquota do ICMS varia de estado para estado. Esse é um dos fatores que favorecem a guerra fiscal: governos de cada estado podem oferecer alíquotas mais convidativas sobre esse e outros impostos para atrair empresas para a região.

Visando trazer informações aos profissionais da contabilidade, principalmente nas questões que afetam recentemente o e-commerce, o CRCGO pretende, a partir de fevereiro, oferecer cursos aos profissionais, com o objetivo de esclarecer as principais mudanças ocorridas no assunto.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO