O 5º Congresso Nacional de Perícias Judiciais (CONAPE), ocorrido entre os dias 03 e 04 de novembro no Rio de Janeiro, foi marcado como um dos maiores eventos voltados para a área da Perícia no Brasil. Estiveram presentes os membros do Comitê de Estudos Relacionados à Perícia Contábil do CRCGO, João Luís Aguiar e Valdeci Ribeiro, além do conselheiro do CRCGO e presidente da ASPECON-GO, Júlio César Carlos.
Com o tema “A Perícia Judicial e a Arbitragem no momento atual e o desafio do futuro”, o 5º CONAPE contou com a palestra feita pelo ministro Luiz Fux e o ministro Luiz Salomão, sobre a “Prova Pericial e o Novo Código de Processo Civil”, além de outras ministrações, como a “Mediação Empresarial na Visão do TJRJ”, realizada pelo desembargador Cesar Cury, e “Apuração de danos materiais e lucros cessantes”, proferida pelo perito-contador Fernando Guarany.
Durante o 5° CONAPE, além de profissionais contábeis, também participaram peritos judiciais, extrajudiciais, árbitros, mediadores, conciliadores, advogados, professores e estudantes, envolvendo as áreas de Economia, Administração, Medicina, Arbitragem, Grafotécnica, Informática e Meio Ambiente.
De acordo com o perito contador, João Luís Aguiar, o 5º CONAPE foi importante para promover a educação continuada. “Nesse evento pudemos interagir com outros peritos contadores, além de presenciar as ilustres participações dos ministros Luiz Fux e Luiz Salomão. Goiás estava representado por quatro peritos, ocasião em que tivemos a oportunidade de dialogar com o DF e Mato Grosso, na possibilidade de trazermos o CONAPE também para a região Centro-Oeste, no ano de 2017”, relatou.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise