O vice-presidente de Registro do CRCGO, Einstein Paniago, participou no dia 14 de março do Seminário “Educação Fiscal: Novos Caminhos”, realizado na sede da Escola de Administração Fazendária (ESAF), em Brasília. Na ocasião, também esteve no evento e ministrou uma das palestras a secretária da Fazenda do Estado de Goiás, Ana Carla Abrão.

Tendo como público-alvo representantes da Educação Fiscal nos Estados, servidores públicos, estudantes e cidadãos em geral, o evento foi promovido pela Gerência do Programa Nacional de Educação Fiscal. A primeira palestra, apresentada pela secretária Ana Carla Abrão, abordou o tema “Desafios enfrentados pela alta gestão para implementar a educação fiscal em âmbito estadual”, que foi seguida por um momento de debates e esclarecimento de dúvidas. Logo depois, o professor doutor da Unesp, Valdemir Pires, ministrou palestra sobre “Desafios da educação fiscal no contexto brasileiro atual: alguns elementos para reflexão”. A Juíza Soníria Rocha Campos D’Assunção abordou com os participantes o assunto “Conciliar é Uma Atitude”- Vara de Execução Fiscal do Distrito Federal – TJDFT.

O vice-presidente do CRCGO, Einstein Paniago, destacou a parceria e o apoio concedidos pelo Conselho goiano para a expansão da educação fiscal no Estado e no País. “O CRC é parceiro de primeira hora do programa de Educação Fiscal, sob o comando da ESAF. Dentro dessa parceria, o Conselho teve a sua representação para discutir os avanços da conscientização da população acerca dos tributos, o combate à sonegação e a melhor aplicação do dinheiro público, situações estas em que o papel da contabilidade se faz importante”, explicou.

Ainda no Seminário Nacional, a Controladoria-geral da União (CGU), Controladoria-Geral do DF e o Observatório Social de Brasília (OSB) organizaram uma mesa de debates acerca da Educação Fiscal, Controle Social, Transparência, e sobre como mobilizar a sociedade para tais temas. Por fim, a Receita Federal do Brasil (RFB), Secretaria de Orçamento Federal (SOF) e Secretaria do Tesouro Nacional (STN) também discutiram a respeito de outro importante assunto na área da educação fiscal: “Qualidade do gasto e melhorar a alocação dos recursos – Como enfrentar tais desafios?”.

“Devemos zelar pelos bens públicos, desde as finanças até o banco de praça que utilizamos coletivamente. Tudo isso é recurso do bolso do cidadão”, frisou o coordenador do Gefe, José Humberto Correa.

IMG-20160323-WA0014.jpg_site

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise, com informações da Comunicação Sefaz-GO