Os desafios do profissional contábil para se sobressair frente ao mercado, foi tema do 13º Seminário de Ciências Contábeis, realizado na Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Jaraguá, no dia 26 de abril. O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) participou efetivamente do evento, oferecendo a palestra Atualização Profissional: o contador e o mercado de trabalho, ministrada por Fábio Almeida, mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP. O presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, também marcou presença no evento, assim como a delegada do Conselho em Jaraguá, Sinara Gomes dos Santos.

O seminário esteve voltado para os acadêmicos de Ciências Contábeis da UEG de Jaraguá e contou a participação 126 alunos. Na palestra, Fábio Almeida apresentou aos estudantes os caminhos que o profissional contábil deve seguir para não se perder no mercado e as principais áreas de atuação. “Primeiramente, todos devem se dedicar com entusiasmo em tudo o que for fazer. É preciso se reconhecer como um profissional autônomo e obedecer aos princípios éticos da profissão”, aconselhou Fábio.

O palestrante destacou ainda a respeito da International Financial Reporting Standars (IFRS), ou Normas e Padrões Internacionais de Contabilidade, em português, e sobre o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). “As normas internacionais de contabilidade são um novo paradigma e rompe com o sistema convencional aplicado, uma mudança importante”, frisou Fábio.

“A perspectiva de futuro que o palestrante passou foi muito interessante para os alunos que puderam ter mais informações sobre a profissão e os desafios”, afirmou Sinara.

Como a legislação sofre mudanças, a economia oscila e as empresas cada vez mais precisam de alguém que consiga manter a saúde financeira do empreendimento, o profissional da contabilidade é o sujeito mais indicado e, por isso, tem de estar preparado. Para os acadêmicos, perceber como o ambiente fora da graduação funciona é adquirir mais conhecimentos que irão fazer toda a diferença no mercado de trabalho.

“Nesse momento de retração econômica, o ideal é perceber que se trata de uma oportunidade de o contador mostrar o seu potencial e valor perante os empresários e a sociedade. Os estudantes já devem sair da graduação com isso na cabeça, porque momentos difíceis sempre existirão”, concluiu Fábio Almeida.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro