O tema eSocial está em alta, e tem gerado dúvidas em profissionais da Contabilidade e estudantes da área. Com o objetivo de esclarecer maiores informações sobre a implantação do sistema eSocial, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, Rangel Francisco Pinto, ministrou uma palestra na noite do dia 09 de maio sobre o tema para estudantes do curso de Ciências Contábeis na Unifimes de Mineiros.

A segunda fase do eSocial terá início em julho de 2018, mas é recomendado que as empresas se preparem para aderir ao sistema desde já. O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) visa unificar e organizar a comunicação de todo e qualquer acontecimento relacionado às obrigações nas áreas fiscais, trabalhistas, previdenciárias e aos órgãos governamentais.

Em resumo, tudo que se refere à contratação, pagamentos, férias, afastamentos por diferentes motivos serão registrados em uma base de dados composta por informações de 40 milhões de trabalhadores. As documentações atualizadas dos empregados e do próprio negócio devem estar devidamente separadas para serem incluídas no sistema.

Morrinhos

Ainda sobre o eSocial, no dia 14 de maio foi a vez de o presidente do CRCGO, Rangel Francisco Pinto, ministrar palestra para estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Goiás, no campus de Morrinhos. Mais de 70 participantes tiraram dúvidas sobre a implementação do novo sistema.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise