Com o intuito de somar esforços para incentivar os municípios goianos a criarem os Fundos dos Idosos e também estimular os contribuintes a doarem parte do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) aos Fundos, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), em parceria com algumas entidades, realizou, no dia 04 de março, o evento “Conselhos e Fundos Municipais da Pessoa Idosa e IRPF 2022”.

O evento foi feito pela plataforma Zoom e transmitido no canal do Youtube do CRCGO, e contou com a participação de integrantes dos conselhos municipais, contadores e a população em geral.

Na abertura do evento, a presidente do CRCGO, Sucena Hummel, informou que dará início a um trabalho nos 246 municípios de Goiás e com os profissionais registrados na entidade, para que atuem orientando sobre as doações das cotas permitidas por lei. Afirmou ainda que está sendo definido cronograma de ações para incentivar e fomentar a criação dos Fundos dos Idosos, bem como das crianças e adolescentes, naqueles municípios que ainda não os possuem.

O vice-presidente de Assuntos Administrativos do CRCGO, Henrique Ricardo Batista, palestrou sobre o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) e abordou sobre algumas ações que podem ser desenvolvidas pelo PVCC visando incentivar as doações aos fundos.

O evento também contou com a palestra do conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e ex-presidente do CRCGO, Rangel Francisco Pinto, que falou sobre os conselhos e fundos municipais da pessoa idosa e como os municípios devem regularizar os fundos para a captação de recursos.

Já o auditor da Receita Federal, José Aureliano Ribeiro de Matos, explanou sobre a campanha “Leão Solidário”. Fechando o evento, o supervisor do programa do IRPF da RFB em Goiânia, Jorge Martins, palestrou sobre as atualizações do Imposto de Renda deste ano.

Este evento teve o apoio do Ministério Público de Goiás (MP-GO), Associação Goiana dos Municípios (AGM), Federação Goiana dos Municípios (FGM), Receita Federal, Conselho Estadual do Idoso, Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Goiás (Coegemas-GO), Procuradoria da Fazenda Nacional, Conselho Estadual da Pessoa Idosa e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Seds).

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

Fonte: Comunicação CRCGO – Camila Pedroso, com informações da Comunicação do MP-GO