A diretoria, os conselheiros e os delegados regionais do CRCGO marcaram presença no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que teve início neste domingo (11) e que seguiu até o dia 14 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará. Além da delegação goiana, mais de 8 mil congressistas preencheram o auditório principal do local onde o Congresso foi realizado.
Profissionais da contabilidade, autoridades federativas, dos estados e de entidades da classe contábil do Brasil e de outros países fizeram parte da mesa de honra, além de todos os presidentes dos Regionais, os conselheiros do CFC e os detentores da Medalha João Lyra. A presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, iniciou o grande evento dando boas-vindas a todos os participantes do 20º CBC, que teve como lema a “Contabilidade: Transparência para o Controle Social”, título este que vai ao encontro do resgate da credibilidade do País, como foi propriamente dito pelo presidente do CFC, José Martonio Coelho.
O presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, deu detalhes de como foi a abertura. “Foi um ótimo evento, com boa organização, público muito bom, a delegação goiana esteve em peso para representar a classe contábil de nosso Estado nesta 20ª edição”, afirmou.
De acordo com o vice-presidente Administrativo do CRCGO, Rangel Francisco, a abertura contou com uma exposição ao longo do tempo, contando a história dos congressos brasileiros desde o primeiro congresso no Rio de Janeiro até este ano. “Com a temática da aviação civil, onde um avião que viaja na linha do tempo vai contando a história dos congressos e avançando com a moderação dos aviões com o tempo, foi colocado um filme em 3D onde os congressistas puderam sentir como se estivessem viajando no tempo”, explicou.
O vice-presidente de Registro do CRCGO, Einstein Paniago, enalteceu a tecnologia abordada durante a abertura da 20ª edição do Congresso. “O show de abertura conseguiu integrar um roteiro que remontou à história da contabilidade no Brasil e do Sistema CFC/CRCs, com o uso de tecnologia 3D e interação de diagramação computacional e performance humana. Foi uma síntese brilhante”, declara.
Vice-presidente de Controle Interno, Djalma Arantes destacou o crescimento da contabilidade no País. “A abertura foi linda, a contabilidade a cada dia se evolui, e nós precisamos estar sempre estudando”, relata.
Durante a solenidade, a contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim recebeu a mais importante comenda concedida a um profissional da contabilidade: a medalha Mérito Contábil João Lyra. Primeira mulher a receber a Medalha, Maria Clara vem acumulando, durante toda a sua trajetória profissional, importantes títulos que a transformaram em uma das personalidades mais importantes do cenário contábil nacional.
O 20º CBC abordou assuntos como a contabilidade pública e o controle de gastos, novas maneiras de gerir empresas em momentos de crise e orçamento familiar. Entre os assuntos, também foi debatido as mudanças acerca do Novo Código de Processo Civil. O painel Os Desafios Pericial face às Alterações do Novo CPC e ao Processo Eletrônico abordou com precisão o tema, que teve como palestrantes a contadora Sandra Batista e o professor Paulo Mello, sob a coordenação de Silvia Cavalcante.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO, com informações do 20º CBC