O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) participou, no dia 05 de outubro, de uma coletiva de imprensa realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Goiás (MTEGO), em parceria com a Caixa Econômica Federal, CRC Goiás e Sescon – Goiás.

O objetivo da coletiva foi apresentar à sociedade os novos mecanismos de acompanhamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A partir de agora, o trabalhador poderá acompanhar a movimentação do FGTS (depósitos, saques, juros, distribuição de rendimentos, etc) por meio de SMS, basta apenas ir em uma agência e cadastrar o CPF e celular. Lembrando que a Caixa já oferece o acompanhamento por aplicativo e site.

O Superintendente do MTEGO, Eduardo Amorim, falou sobre as empresas de Goiás que, no 1º semestre de 2018, sonegaram R$ 39 milhões em FGTS. Deste total, R$ 4 milhões já foram recebidos e repassados aos trabalhadores e os outros R$ 35 milhões ainda são revisitados em ações judiciais.

Para o coordenador do FGTS em Goiás e Tocantins, Armando Chinelatto Neto, o serviço de acompanhamento do FGTS pelo site, aplicativo ou SMS gera comodidade ao trabalhador. “Quem baixa o aplicativo ou se cadastra para receber o SMS do FGTS não precisa ir até uma agência todo mês. Ele recebe informações dos depósitos, juros, atualizações monetárias e, eventualmente, dos saques. Anualmente ele recebe dados da distribuição de resultados do FGTS, totalmente cômodo de seu celular”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Camila Pedroso, com informações do Sescon – Goiás