O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Edson Bento dos Santos, esteve em Brasília nos dias 17 e 18 de agosto, participando da 3ª Reunião de Presidentes do Norte e Centro Oeste, ocasião em que a pauta foi o evento da Amazônia Legal, que será realizado no Mato Grosso, e no dia seguinte da Reunião de Presidente do Sistema CFC/CRC’s, onde estavam presentes todos os presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade, além do presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho.

Entre os principais assuntos discutidos no segundo dia estava o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) que será realizado em Fortaleza-CE, de 11 a 14 de setembro. “Sobre o 20º CBC, a discussão foi com relação às expectativas para o evento e como andam os preparativos”, afirma Edson Bento.

O presidente do CFC ressaltou que esta edição será uma das maiores já realizadas e que o evento contará com uma rica programação técnica e a presença de profissionais de renome nacional e internacional. “Tudo foi especialmente preparado para que possamos discutir os temas mais importantes que impactam no dia a dia do profissional”, revela.

A reunião também abordou sobre o próximo estado que receberá 21º CBC, em 2020. Na solenidade de encerramento do 20º CBC, dia 14 de setembro, será conhecida a sede do próximo Congresso.

Durante o encontro, foi renovado o convênio entre o Conselho Federal de Contabilidade e o Instituto Fenacon (Ifen). O convênio prevê a concessão gratuita de certificação digital (A3), por um ano, para os profissionais da contabilidade registrados, em situação regular, no Conselho Regional de Contabilidade.

Para o presidente do CFC, “a assinatura do termo reforça a nossa parceria para que possamos continuar a realizar um excelente trabalho em prol da nossa categoria”. O convênio foi prorrogado até junho de 2018.

Já o presidente do Ifen, Valdir Pietrobon, enalteceu a renovação da parceria ao dizer “que o trabalho desenvolvido com o CFC, ao fornecer o apoio tecnológico, possibilita o aperfeiçoamento da atuação do profissional”. Segundo Pietrobon, será montado um estande no 20º CBC para que os congressistas possam adquirir a certificação digital.

Os participantes tiveram a oportunidade de assistir ao workshop Marco regulatório do terceiro setor: impactos na contabilidade e prestação de contas. Depois foram discutidos assuntos gerais de interesse da classe contábil e a noite ocorreu o lançamento do filme Imagem do profissional da contabilidade produzido pela Abracicon.

De acordo com a presidente da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim, a produção do filme, com duração de 40 minutos, tem por finalidade levar aos jovens de todo o Brasil e à população em geral os reais valores e as competências dos profissionais da Contabilidade nos dias de hoje. “Estamos muito orgulhosos de lançar esse filme, porque precisamos inovar e buscar todos os canais para mostrar à sociedade a importância dos profissionais da área”, afirma.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro, com informações do CFC