O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) participou do Seminário de Transparência e Boas Práticas nos Conselhos de Fiscalização Profissional, na última quinta-feira, 07, ocorrido no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, das 9h às 18h. Representaram a entidade o vice-presidente de Controle Interno, Djalma Silva, o diretor Saulo Gonçalves, e o coordenador contábil, Lucas Jisley. O evento contou com a participação de várias entidades regionais e federais de profissões regulamentadas no Brasil.

O ministro do TCU, Aroldo Cedraz, fez a abertura do evento. Em seguida, o ministro Weder de Oliveira apresentou a palestra Visão geral sobre os conselhos de profissão: orçamento, licitação, transparência. Seminário teve dois momentos e contou com palestras que, no geral, trataram sobre Lei de Acesso à Informação pelos Conselhos Profissionais e boas práticas em contratações compartilhadas.

Saulo Gonçalves, diretor do CRCGO, explica como foi a participação no Seminário e a importância de marcar presença no evento. “Conhecemos como é a fiscalização do TCU e isso é necessário para os Conselhos”, afirma. “As entidades devem praticar ações que estejam dentro da ética e da legislação. O evento bateu muito na questão do portal de transparência que precisa conter todas as informações que a sociedade procurar sobre a entidade”, destaca Saulo.

De acordo com Saulo, o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRCRN) está entre os cinco primeiros a serem fiscalizados pelo TCU. “No seminário foi exposto que, de início, esta fiscalização será de caráter educativo. Não haverá punições. É preciso que os Conselhos tenham um tempo para adequar-se às normas do TCU”, revela Saulo. Os outros Conselhos a serem fiscalizados nesta fase inicial serão o Conselho Federal de Odontologia (CFO), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA), Conselho Regional de Medicina da Bahia (CRM-BA) e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Lucas Jisley, coordenador contábil do CRCGO, também destaca como foi o seminário. “Podemos esclarecer dúvidas com relação às obrigações dos Conselhos perante ao TCU, e principalmente no que se refere à transparência”, confessa Lucas.

“Vale ressaltar que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) já desenvolveu um sistema padronizado para todos os CRCs de acordo com o padrão estabelecido pelo TCU”, conclui Saulo Gonçalves.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro