A vice-presidente de Controle Interno do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Maria Luzia da Silveira Rodrigues, representou a Autarquia na X Convenção de Contabilidade do Distrito Federal. Além dela, membros do Comitê de Estudos Relacionados à Perícia Contábil do CRCGO e da Associação de Peritos Contadores de Goiás (ASPECON) também participaram do evento, ocorrido nos dias 20 e 21 de agosto na sede da LBV. Entre os peritos contadores, estiveram presentes Júlio César Carlos (conselheiro do CRCGO e presidente da ASPECON), Valdeci Ribeiro da Silva (subcoordenador do Comitê), Hélio Carlos de Rezende (membro do Comitê e delegado regional do CRCGO em Cristalina) e João Luis Aguiar (membro do Comitê, vice-presidente da ASPECON, conselheiro da FEBRAPAM e autor de livros). O público, entre a abertura e os quatro fóruns de debates, mais as duas palestras magnas, foi superior a 250 pessoas em cada dia.

Com palestras voltadas para as áreas de Auditoria, Perícia e Escritórios Contábeis, os participantes puderam fazer a opção conforme a especialização profissional em salas diferentes. A vice-presidente Maria Luzia relata como foi a participação nas palestras para Auditoria. “Fiz a opção para participar da Auditoria. Os palestrantes são de alto nível, previamente escolhidos por uma comissão criada no Desenvolvimento Profissional. Durante todo o evento pude constatar que a parceria entres os CRCs de Goiás e Distrito Federal tem se tornado cada vez mais forte”, avalia.

O conselheiro do CRCGO, Júlio César Carlos, disse estar satisfeito pelo convite feito para coordenação de um dos painéis do evento. “Agradeço a Presidente Sandra Batista, pelo convite para coordenar o painel de Perícia Contábil, e também aos colegas escritores, que levam o conhecimento aos que norteiam essa área”, declara. No segundo dia do evento, no período da tarde, Júlio César coordenou o painel da perícia, com a palestra que abordou a Tabela Price (também chamada de Sistema de Amortização Francês, e tem como principal característica o valor das prestações que são sempre iguais). Na ocasião, foi demonstrada a não capitalização de juros.

O perito contábil e autor de livros João Luis Aguiar foi convidado pela presidenta do CRCDF, Sandra Batista, para expor suas obras em Stand fornecido pelo CRCDF, de forma gratuita, e também para participar das palestras do evento, ao lado dos demais autores. De acordo com ele, o evento colaborou para a troca de experiências entre os profissionais. “A ocasião de termos as obras disponíveis no Stand e de termos participado como ouvintes do Fórum de Perícia Contábil foi bastante construtivo. A perícia contábil em Goiás tem obtido uma visão diferente nos últimos anos, mais positiva, convergente e que agrega conhecimento. Fomos elogiados por profissionais peritos de outros Estados pela atuação da perícia contábil em nosso Estado”, afirma.

Segundo o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, a Transparência permeando os quatro grandes eixos da X Convenção – os fóruns de Auditoria, Empresas Contábeis, Setor Público e Perícia – potencializou ainda mais o evento como uma singular oportunidade de investimento no patrimônio intelectual de Contadores e Técnicos. “Felizmente, a Contabilidade tem me proporcionado cada vez mais momentos como esse, em que posso testemunhar os esforços de uma classe unida em torno do bem comum; é extraordinária a capacidade de mobilização que tem a nossa classe”.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise, com informações da Comunicação CRCDF