Mais de 100 profissionais participaram no dia 30 de outubro do painel “Crimes Tributários, o empresário, o contador e a falta de recolhimento do ICMS”. O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCGO, Francisco Lopes, fez a abertura do evento.

A delegada de polícia, Ana Cláudia Rodrigues Stoffel, e o promotor de Justiça, Gescé Cruvinel, falaram sobre aspectos criminais. Em seguida o auditor fiscal, Adonídio Neto Vieira Júnior, abordou os aspectos contábeis e fiscais. Por fim, o advogado tributarista, Alexandre Fernandes, falou sobre os aspectos tributários. Estiveram presentes no evento o vice-presidente de Fiscalização do CRCGO, Henrique Ricardo Batista; os conselheiros, Fabiano Mendes, Alessandro Polonial, Silvana Carneiro, Vilmar de Faria e Dorman Augusto; os delegados de Trindade e Bom Jesus de Goiás, José Maria Vieira e Neury José Ferreira, respectivamente; a coordenadora da Comissão das Jovens Lideranças Contábeis de Goiás, Sucena Hummel; a colaboradora do CRCGO, Hélia Domingues; e o ex-conselheiro do CRCGO, José Antônio Schimit.

Uma análise criteriosa foi feita sobre a responsabilidade criminal do contador na criação das empresas, a responsabilidade criminal do empresário devedor e suas consequências, as omissões escriturais e responsabilidade penal, as declarações escriturais falsas e a responsabilidade penal. No âmbito contábil e tributário, foi apresentada a caracterização da responsabilidade nos lançamentos decorrentes de auditorias fiscais e contábeis, e a representação fiscal para fins penais, bem como foi demonstrada a nova posição do Superior Tribunal de Justiça e o entendimento do Supremo Tribunal Federal e os impactos no cotidiano do empresário.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise