O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) realizou em parceria com a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) o 1º Fórum de Debates da Classe Contábil, das 8h às 12h, nesta quinta-feira, 22, dia do Contador. Com o tema Esclarecimentos e posicionamentos acerca dos aspectos paralegais e atuação da Juceg e seus reflexos no trabalho do contabilista goiano, o Fórum contou com seis debatedores, três de cada órgão.

O presidente em exercício do CRCGO, Rangel Francisco Pinto, o presidente do Sescon, Francisco Canindé Lopes e o vogal do CRCGO na Junta, Wagner Felipe Filho, representaram o Conselho. Os debatedores da Juceg foram Ana Paula Chaves Amador, gerente de registro mercantil, Ana Maria Paranhos, assessora técnica de registro mercantil, e Alexandre Caixeta, diretor técnico que na ocasião representou o presidente da Juceg, Rafael Lousa.

“Hoje é um dia marcante para a Contabilidade. Dia 22 de setembro, o Dia do Contador, faz uma homenagem a essa profissão tão fundamental para a sociedade. No decorrer dos anos este profissional tem lutado para se estabelecer merecidamente na carreira, sendo objeto de admiração pelas demais profissões parceiras”, afirmou Rangel na abertura do Fórum. Ele ressaltou ainda que o dia 22 também é um marco para o CRCGO e para a Juceg. “A parceria existente entre essas duas entidades já vem de um longo tempo, no entanto realizamos hoje a abertura do 1º Fórum de debates da classe contábil, fruto de um diálogo assertivo e salutar que ocorreu entre os representantes do Conselho e da Juceg”, completou.

“O Fórum dá aos profissionais a oportunidade de receber informações oficiais do corpo técnico da Juceg. O espaço de debate é para que haja de fato uma interação e muitos esclarecimentos”, explica Wagner.

Ao longo do debate, os representantes da Juceg responderam 10 questões elaboradas de antemão com relação aos problemas da Junta que estão dificultando o serviço dos contabilistas. Das 11h às 12h, o espaço foi aberto para perguntas dos participantes. O debate girou em torno de temas como constituição, alteração e baixa de empresas, transformação de sociedade (Ltda, Eireli, Individual, S/A), fusão, cisão e incorporação. Os principais aspectos e dificuldades da Redesim também foram abordados, assim como as ocorrências que provocam a exigência nos processos e procedimentos na análise de processos de cooperativas.

“Estarei levando os resultados das discussões do Fórum e as sugestões com o objetivo de contribuir com a prática do registro mercantil”, garante Alexandre.

Rangel destaca que no mês de outubro novas ações e debates relacionados às necessidades da classe contábil ocorrerão. “O intuito principal será gerar uma interação maior entre os profissionais da contabilidade e os órgãos públicos, tanto do Estado como do município”, afirma.

Os vice-presidentes Weberth Fernandes, Desenvolvimento Profissional, Djalma Arantes, Controle Interno, e os conselheiros Wagner Felipe Filho, João Carlos Rafael Malaguti, Ivam Pugas, Gislane Genuíno, Ranier Pereira, Maria Luzia, Júlio César e Vilmar de Faria também marcaram presença.

O contador Luiz Carlos participou do Fórum e afirma esperar melhorias nos serviços prestados pela Junta. “Eu estava com dificuldades para realizar meu trabalho e a maioria aqui também. O Fórum nos possibilitou mais conhecimentos sobre a Juceg e seu funcionamento”, explica.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro