O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) realizou nesta sexta-feira, 16, o curso Escrita Fiscal (Direto no Validador SPED FISCAL ICMS/IPI) das 8h30 às 17h30, na sala de treinamento da entidade. Ministrado por Magna de Jesus, contadora pós-graduada em Auditoria, Gestão de Tributos, Direito Tributário e Direito Processual pela PUC-GO, o curso abordou assuntos sobre ICMS e IPI. O vice-presidente Administrativo do CRCGO, Rangel Francisco, fez a abertura do curso, que ainda contou com a participação do conselheiro Ivam Pugas.

Incidência, fato gerador, contribuinte, alíquota, base de cálculo, não incidência, isenção, suspensão, modalidades de substituição tributária, cálculo do ICMS “por dentro“, cálculo para inclusão do IPI na base de cálculo do ICMS, cálculo para inclusão do ICMS quando sua base for reduzida em razão de benefício fiscal e pagamento antecipado de ICMS nas saídas interestaduais fizeram parte do conteúdo pragmático do curso.

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é a maior fonte de receita para os 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal. Segundo o Ministério da Fazenda, mais de R$ 320 bilhões por ano, valor superior ao Imposto de Renda, são arrecadados. É um tributo difícil de ser compreendido pelas empresas e já gerou diversas polêmicas entre os Estados com relação ao valor das alíquotas. O IPI incide sobre produtos industrializados nacionais e estrangeiros.

Durante todo o dia o curso abordou ainda assuntos relacionados a documentos fiscais, tipos de operações fiscais, missão e escrituração para empresas do regime normal e optante pelo Simples Nacional. “Tudo aquilo que é visto dentro do curso é o que os participantes fazem nos escritórios. É a prática”, garante Magna. “Eu já percebi uma mudança no público da contabilidade. Tem pessoas que assistem mais de cinco vezes o mesmo curso. E nunca um curso é igual ao outro”, completa.

O curso contou com a participação de 62 pessoas entre profissionais da contabilidade, estudantes e outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro