O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) realizou no dia 17 de agosto, o curso ICMS – Substituição Tributária, na sala de treinamento da entidade, em Goiânia, das 8h30 às 17h30, e em Catalão, dia 19, na Associação Comercial e Industrial, ministrado pela contadora Magna de Jesus da Silva Ferreira.

Entre o conteúdo pragmático do curso estavam modalidades de substituição tributária nas operações internas e interestaduais, fato gerador, base de cálculo, preço sugerido, momento da retenção e prazo de recolhimento, demonstração prática de quais registros devem ser alimentados dentro do Sped Fiscal, ICMS/IPI e muitos outros assuntos. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é de competência dos Estados e do Distrito Federal. “O empresário deve estar atento com relação a esta responsabilidade”, afirma Magna.

O curso ICMS – Substituição Tributária, em Goiânia, contou com a participação de 57 pessoas. De acordo com Magna, os participantes fizeram muitas perguntas e demonstraram grande interesse pelo assunto. “É muito gratificante ver que todos ficaram até o fim do curso e isso revela a importância do tema. Eu percebi que o trabalho do CRCGO em promover a educação continuada está dando resultados”, conclui Magna.

Após passar por Goiânia no dia 17, o curso levou aos participantes de Catalão a oportunidade de ficarem por dentro do tema exposto por Magna. “O tema é muito relevante para que os empresários e contadores fiquem atualizados”, afirma o delegado do CRCGO em Catalão, Marcelo Cordeiro.

Magna afirma que procurou sanar todas as dúvidas dos participantes. “Assim como em Goiânia, todos questionaram sobre o assunto e isso é muito importante”, finaliza. Cerca de 40 pessoas participaram do curso ICMS – Substituição Tributária em Catalão.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro