O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás realizou no dia 10 de setembro, na cidade de São Luís de Montes Belos, o curso sobre EFD-REINF (Sped de Retenções e outras Informações Fiscais) com o palestrante João Paulo de Melo. O evento também foi acompanhado pelo delegado do CRCGO na cidade, Sandoval Carvalho.

Foram abordados aspectos relacionados à obrigatoriedade na adoção da EFD-REINF, período de entrega, migração de informações, bem como as obrigações acessórias e o cruzamento de informações pela Receita Federal. Mais de 24 pessoas participaram da palestra.

A EFD-Reinf é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas e físicas, em complemento ao eSocial. Tem por objeto a escrituração de rendimentos pagos e retenções de Imposto de Renda, Contribuição Social do contribuinte exceto aquelas relacionadas ao trabalho e informações sobre a receita bruta para a apuração das contribuições previdenciárias substituídas.

A EFD-Reinf junto ao eSocial, após o início de sua obrigatoriedade, abre espaço para substituição de informações solicitadas em outras obrigações acessórias, tais como a GFIP, a DIRF e também obrigações acessórias instituídas por outros órgãos de governo como a RAIS e o CAGED.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO, com informações da Receita Federal