A Sexta do Conhecimento desta sexta-feira, 16, realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) em parceria com o Instituto de Pós-Graduação (Ipog), trouxe a palestra Auditoria Fiscal e Presunção Tributária no auditório do CRCGO, das 9h às 12h. Ministrada por Jorge Antônio Bezerra Oliveira, conselheiro do CAT-GO e professor de Direito Tributário, a palestra abordou o tema a partir de preceitos constitucionais para a construção da presunção fiscal. O vice-presidente Administrativo do CRCGO, Rangel Francisco, fez a abertura do evento, que ainda contou com a participação do conselheiro João Carlos Rafael Malaguti.

Rangel explicou sobre as prerrogativas do CRCGO que são Registrar, Fiscalizar e promover a Educação Continuada, e também sobre a necessidade de se atualizar. “Essa é uma palestra que vem com um tema muito importante e um professor gabaritado. Venham participar desta gestão do Edson Bento no CRCGO que objetiva ser compartilhada. A entidade está de portas abertas”, anunciou.

Na palestra, Jorge destacou o que caracteriza as presunções, especialmente as fiscais, relacionando com a auditoria tributária, fiscal. “A auditoria fiscal é aquela mediante a qual o Fisco constrói as presunções e vão servir de base para as autuações fiscais”, explica Jorge. O conhecimento amplo da legislação fiscal é fundamental para se fazer uma auditoria tributária.  Jorge destacou aos participantes o papel da auditoria fiscal e da presunção tributária e a relação entre elas.

O palestrante também comentou sobre a atualização profissional. “A reciclagem de conhecimentos permite ao profissional estar em conformidade com as exigências do mercado que vem sendo mais rigoroso por força da evolução normativa. Quem não se atualizar ficará atrasado e consequentemente cometerá erros”, alerta Jorge.

A entrada foi mediante doação de cinco quilos de alimentos não perecíveis e contou com a participação de 57 pessoas.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro