Aconteceu no decorrer da manhã de quarta-feira, 25, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), a palestra “e-Financeira e o supercruzamento de informações com o Fisco”, ministrada pelo contador e auditor João Paulo de Melo. A abertura do evento ficou por conta do diretor do CRCGO, Saulo Gonçalves.
Com o objetivo de alertar os contadores para as movimentações próprias e de seus clientes, João Paulo de Melo explicou o que é a e-Financeira. “O objetivo é levar para a Receita Federal todos os dados dos clientes das instituições bancárias, previdenciárias, seguradoras, dentre outras, toda aquela movimentação de compra, dos investimentos e, principalmente a movimentação financeira”, detalhou.
As empresas que são obrigadas a apresentar a e-Financeira são aquelas que estão autorizadas a estruturar e comercializar planos de benefícios de previdência complementar, aquelas autorizadas a instituir e administrar Fundos de Aposentadoria Programada Individual (Fapi) ou ainda aquelas que tenham como principal atividade acessória a captação, intermediação ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, que inclui as operações de consórcio, em moeda nacional ou estrangeira, ou a custódia de valor de propriedade de terceiros.
O contador Joassi Eloizo da Silva foi um dos participantes da palestra e destacou a importância dos eventos realizados pelo CRCGO para melhor interatividade entre os contadores e clientes. “A palestra foi muito instrutiva, ajudou a tirar dúvidas pessoais e mostrou que nós contadores temos obrigações perante o cliente, o fisco e à sociedade. Especificamente hoje, eu gostei muito pela clareza da palestra que exemplificou o que eu preciso fazer em relação a e-Financeira e mostrou que devo explicar aos meus clientes a importância de se adequar as novas legislações do nosso país”, concluiu.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Camila Pedroso (estagiária)