O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) realizou, no dia 29 de junho, das 9h às 11h30, a palestra Holding Familiar e Sucessão: aspectos de planejamento, gestão, riscos e tributação no auditório da entidade. Ministrada por Fábio da Silva e Almeida, Ph.D em Finanças e Contabilidade pela Wisconsin University dos Estados Unidos, a palestra teve como objetivo abordar as técnicas, os riscos e a parte tributária do processo de sucessão. O presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, e os vice-presidentes de Desenvolvimento Profissional e Controle Interno, Weberth Fernandes e Djalma Silva, marcaram presença no evento.

Fábio apresentou quais são as ferramentas utilizadas no processo de sucessão. “Umas delas é constituição das holdings e o planejamento para passagem de patrimônio para os filhos”, afirma o palestrante.

Com relação aos aspectos tributários, Fábio explicou que este tema que precisa de muita atenção, além de estar por dentro das normas legais. “Impostos como ITBI, ITCMD incidentem sobre essa passagem, precisam estar na cabeça dos contadores para que eles possam orientar bem seus clientes e que o serviço seja feito de forma segura”, pondera Fábio.

Para não ocorrer conflitos durante uma sucessão, o ideal é que o dono da holding planeje antes como isso poderá ser feito. Quando o patriarca ou a matriarca da família morre sem ter feito um planejamento, esta sucessão não sairá barata para os herdeiros. É o que explica Fábio. “Em vida você define as regras, pós morte o que valerá será a legislação. Do ponto de vista prático, tem que ter a técnica e o conhecimento, por isso é importante para os contadores se atualizarem sobre este tema”, aconselha o palestrante. “O contador tem um campo muito amplo para atuar quando se trata de sucessão, principalmente organizando a contabilidade, estruturando o patrimônio e orientando os clientes a fazer tudo forma correta”, completa.

O contador e advogado Ronan Pereira assistiu a palestra e destaca o conteúdo do evento. “Foi formidável e todos que estiveram presentes, com certeza, aprenderam muito e o CRCGO está de parabéns por trazer um tema tão importante para os profissionais. Cada vez mais percebemos o quanto é fundamental aprofundarmos no conhecimento”, afirma Ronan.

A entrada na palestra foi mediante doação de cinco quilos de alimentos não perecíveis que serão destinados ao Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) do CRCGO e contou com 160 pessoas.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *