Na manhã desta terça-feira, 02, foi iniciado o Seminário de Prestação de Contas Eleitorais 2022 – “Aspectos Jurídicos e Contábeis”. O evento é realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás (OAB-GO) e com o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE).

Durante a abertura das atividades, a presidente do CRCGO, Sucena Hummel, ressaltou a importância deste seminário. “Por meio dos preceitos da contabilidade, o profissional contábil tem um papel fundamental quando se trata de demonstrar à população quanto custa a democracia e quais os meios utilizados pelos candidatos para conseguir sucesso no pleito eleitoral. Ou seja, nós contadores somos os responsáveis por demonstrar à sociedade brasileira quanto custa um voto”, afirmou. A presidente ainda destacou que o contador agrega valor e confiabilidade ao processo eleitoral, mais precisamente na prestação de contas.

Sucena Hummel fechou o discurso desejando que este seminário possa agregar muito conhecimento e enriquecer a carreira de todos os participantes. Ela também reforçou que o Conselho está sempre de portas abertas a todos. “Essa é a casa de vocês”.

A cerimônia de abertura ainda contou com a participação do vice-presidente Administrativo do CRCGO, Henrique Ricardo Batista;  do conselheiro e coordenador da Comissão de Contabilidade Partidária e Eleitoral do CRCGO, Isac Silva de Souza; da Secretária de Estado da Economia e presidente do Coíndice/ICMS, Cristiane Schmidt; da Secretária-geral da OAB-GO, Talita Hayasaki; do secretário de Governo de Goiânia, Michel Magul; do conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e ex-presidente do CRCGO, Rangel Francisco Pinto; do presidente do Sescon Goiás, Edson Cândido Pinto e do superintendente executivo da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Natã Gomes dos Santos.

O seminário tem como objetivo abordar sobre as prestações de contas eleitorais, mostrando aos profissionais da contabilidade as atualizações do sistema, bem como as atualizações da legislação e seus desdobramentos.

A primeira palestra do dia abordou sobre a participação feminina na política. Para tratar desse assunto, a palestrante convidada foi a advogada Larissa Junqueira Reis Bareato. Já a segunda palestra foi realizada pelo advogado e vice-presidente do Interior da Comissão de Direito Político e Eleitoral da OAB-GO, Wandir Allan que debateu sobre o processo de registro de candidaturas. Para encerrar, o seminário discutirá sobre as inovações da prestação de contas e financiamento eleitoral.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

Link com as fotos do evento: clique aqui.

Fonte e fotos: Comunicação CRCGO – Thaillyne Rodrigues, Jornalista.