O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás realizou nos dias 10 e 11 de outubro a solenidade de abertura do VII Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (SINCASP). O presidente do CRCGO, Rangel Francisco Pinto, deu boas-vindas a todos os participantes da sétima edição do evento.

Estiveram presentes o vice-presidente de Desenvolvimento Social e Relações Institucionais do CRCGO, Einstein Paniago, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCGO, Francisco Lopes, o presidente do Sescon-GO, Edson Cândido Pinto, a diretora do Sescon-GO, Sucena Hummel, os conselheiros do CRCGO, Glaucio Pereira, Fabiano Mendes, Júlio César Carlos e Ranniel Martins, o coordenador da Comissão de Contabilidade Pública do CRCGO, Ricardo Borges de Rezende, os membros da Comissão de Contabilidade Pública do CRCGO, contadores Petrônio Pires e Levino Gonçalves, o secretário-chefe da CGE, Henrique Ziller, o secretário de Administração do Estado de Goiás, Bruno Magalhães D’Abadia, o presidente do TCE, Celmar Rech, o conselheiro do TCE, Marcos Antônio Borges, o presidente do TCM, Joaquim de Castro, o diretor de Contabilidade da Secretaria de Finanças de Goiânia, Jânio Marques (representando o prefeito Iris Rezende), o chefe de Gabinete de Gestão do Governador, Livio Luciano (representando o governador Ronaldo Caiado), além do secretário-executivo da CGE de Pernambuco, Caio Eduardo Silva Mulatinho, do palestrante Leandro Moreira, e dos painelistas da manhã, Jorge Gusmão Lopes e Leila Márcia Elias.

O VII SINCASP iniciou com a Palestra Magna “O Ciclo da informação contábil no Brasil: Das IPSAS ao SICONFI, ministrada pelo auditor federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, Leandro Moreira Souto. Logo em seguida, o painelista Jorge Lopes abordou o tema “A Contigencialidade da ‘accountabillity’ aplicada na CASP e sua realidade de indução qualitativa nos resultados contábeis do século XXI”.

Durante a tarde do dia 10, o painelista e secretário-chefe da CGE, Henrique Moraes Ziller, abordou o tema referente ao Programa de Compliance Público do Estado de Goiás. Logo depois, a painelista e doutora em Desenvolvimento Socioambiental, Leila Márcia Elias, abordou mais detalhes sobre o Controle Interno e a Gestão de Risco no Setor Público.

No segundo dia de realização do VII SINCASP, a doutora em Contabilidade e professora de Contabilidade Pública, Diana Vaz de Lima, colocou em discussão o tema sobre Adequação das IPSAS para pequenos municípios. Ainda no primeiro período do dia, o contador e secretário executivo da CGE de Pernambuco, Caio Eduardo Silva Mulatinho, abordou o tema: Ética e Governança na Administração Pública em Pernambuco.

A tarde de programação do VII SINCASP contou com o Painel: A Crise Fiscal dos Estados e Municípios no Brasil, ministrado pela economista, doutora em Contabilidade e subsecretária do Tesouro Estadual de Goiás, Selene Peres Nunes, e logo depois foi a vez do contador e especialista em Auditoria Governamental, Vitor Maciel dos Santos, abordar o Painel Processo de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais: por onde andam os controles?

O VII SINCASP foi encerrado de forma grandiosa com a ministração da palestra show Alavancagem contábil: 4 técnicas poderosas para o upgrade profissional, ocasião em que o especialista em Contabilidade Pública e responsabilidade fiscal, Diogo Duarte, e o especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Carlos Deneke, fizeram a relação entre o bom desempenho técnico e comportamental para o sucesso na carreira contábil, em especial no setor público.

Fotos VII SINCASP

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *