Dando o pontapé inicial aos cursos e eventos realizados pelo Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), a cidade de Uruaçu recebeu durante toda a segunda-feira (09) o treinamento do eSocial e as novas regras do Simples Nacional para 2017, ministrado pelo advogado empresarial e tributarista, Edison Garcia Junior. O evento contou com a abertura da delegada regional do CRCGO em Uruaçu, Luzinete Ferreira da Rocha Campos, e com a presença do Vice-Presidente de Ética, Disciplina e Fiscalização do CRCGO, Elias Costa Machado Neto, e de 78 inscritos.

Para Edison Garcia os dois temas abordados durante o treinamento são extremamente relevantes e mexem com o dia a dia do profissional da área contábil. “O eSocial agrega diversas outras obrigações acessórias em uma só, demandando que o profissional realize alguns procedimentos para fins de implantação do imposto, como verificação do PIS e CPF do empregado, e pense no mapeamento dos processos na relação com o seu cliente. Já o Simples Nacional envolve toda a sociedade na medida em que, além das alterações eventualmente pontuais, também lida na forma do cálculo do recolhimento do Simples”, detalhou.

Os treinamentos envolvem a execução da Educação Continuada, um dos três pilares do CRCGO que auxilia na vida dos contabilistas que buscam mais conhecimento e meios de se atualizarem.  Para os profissionais que almejam crescer profissionalmente a educação continuada é fundamental.

Com a mesma finalidade que Uruaçu, Luziânia recebeu o curso na terça-feira (10/01). O evento teve a presença da delegada regional do CRCGO, Shirlei de Castro Pereira, e de mais 28 participantes. Na quarta-feira (11/01) o treinamento aconteceu em Catalão. O delegado da cidade, Marcelo Cordeiro, destacou a importância do curso para atualização dos profissionais contábeis. “A procura dos contabilistas tem sido grande. Tivemos quase 100 inscritos e tenho certeza que eles sairão daqui muito satisfeitos”, avaliou. Na ocasião, prestigiaram a realização do curso a secretária de Promoção e Ação Social da cidade, Adriete Corradi, o secretário de Assuntos Comunitários, Leovil Evangelista, e o contador e coordenador do curso de Administração da Faculdade Cesuc, Thiago Simões. Uma parceria foi fechada entre a Secretaria de Promoção e Ação Social de Catalão e a delegacia do CRCGO, unindo forças para que haja absorção de conhecimento e para que a população carente do município seja atendida por meio dos alimentos arrecadados no evento.

Transmitir as questões relativas ao eSocial, os pontos críticos de gestão e implantação do imposto, as inovações da lei complementar do Simples Nacional e os reflexos dessas inovações no exercício do ano de 2017 são os objetivos do treinamento. Ainda durante essa semana o evento vai acontecer nas cidades de Rio Verde (12/01) e Goiânia (13/01), resultado de uma parceria entre o CRCGO e a Thomson Reuters Domínio.

Fonte: Assessoria de imprensa CRCGO– Camila Pedroso (estagiária)