O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) recebeu, nesta terça-feira, 10, o curso Auditoria trabalhista para departamento pessoal, realizado pela Prado Treinamento Profissional, na sala de treinamento da entidade. Ministrado por José Alfredo do Prado Júnior, advogado, consultor e diretor executivo da empresa Prado, o curso teve como objetivo principal focar na implantação do e-Social e fornecer aos participantes técnicas e procedimentos legais utilizados em auditoria com o intuito de identificar as causas que podem levar as empresas a serem penalizadas, por enganos, erros, fraudes ou a suportar passivos trabalhistas e ocultos.

No curso, os participantes puderam ter noção de auditoria trabalhista e as formas de aplicar esta ferramenta para prevenir possíveis irregularidades. “É preciso saber também manusear o e-Social e está por dentro de seu funcionamento. Qualquer informação errada ficará visível para os órgãos do governo e a empresa poderá sofrer sanções legais”, afirma José Alfredo.

O sistema do eSocial vem apresentando falhas desde o início de seu funcionamento e os participantes do curso realizado no CRCGO aprenderam que a atenção e o conhecimento deve ser um fator primordial. “A legislação trabalhista é imprescindível e não pode deixar de estar na cabeça, assim como o papel da auditoria e, principalmente com relação a checagem de erros na hora do preenchimento”, destaca José Alfredo.

A coordenadora de departamento de pessoal, Dolores Couten, conta que aprendeu muito no curso, mas ressalta que a busca por conhecimento deve ser constante. “Esses sistemas a todo o momento apresentam falhas e isso dificulta o trabalho quem faz uso destes programas. O curso foi importante para expandir os horizontes. Às vezes pensamos que sabemos de tudo, porém, descobrimos que não sabemos de nada e precisamos sempre focar na atualização”, confessa Dolores.

Ângelo Medeiros é assistente de departamento de pessoal e também esteve presente durante o curso. Ele destaca a importância de “despertar para novas áreas do conhecimento”.  “Além da atualização, o curso esclareceu muitas dúvidas e apresentou áreas que ainda não temos tanta informação. Eu mesmo só conhecia o básico de muitos assuntos que foram apresentados”, revela Ângelo.

Entre outros assuntos de destaque do curso, que contou com a participação de cerca de 50 pessoas, estavam folha de pagamento e cálculos que devem ser averiguados como horas extras, insalubridade, periculosidade, pensão alimentícia.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro