O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) recebeu, na última quinta-feira, 16, das 8h30 às 17h, o curso eSocial na prática: preparando a folha de pagamento das empresas realizado pela Prado Treinamento Profissional. Ministrado por José Alfredo do Prado Júnior, advogado, professor e consultor, o curso ocorreu na sala de treinamento da entidade. O presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, fez a abertura do evento que contou com a presença do delegado do CRCGO em Jussara, José Ribeiro.

O objetivo foi orientar os participantes na parametrização e preenchimento dos arquivos do leiaute que já estão disponíveis no sistema da folha de pagamento visando facilitar a implantação do e-Social nas empresas a partir de 2016.

José Alfredo deu orientações aos participantes sobre o eSocial e, ao longo do curso, expôs detalhes sobre parametrização do sistema de folha de pagamento, cadastros das tabelas dos sistemas, admissão de empregados, afastamentos temporários, entre outros. O ministrante explicou como irá funcionar cada serviço desses dentro do eSocial. “O que é importante é analisar e preencher o arquivo dentro do leiaute da forma correta, já que os programas são todos semelhantes. Lembrando que pode acontecer de uns estarem atualizados e outros não. O curso trouxe também orientação de onde buscar informações e alertas de multas por atrasos de preenchimentos, impacto de cada evento dentro da folha”, explica.

Segundo ele, houve uma boa interação por parte dos participantes, com perguntas e exposição de experiências. José Alfredo ressalta que as datas permanecem, mas há rumores de que algumas mudanças sejam publicadas em julho.

Conforme revela José Alfredo, a grande dúvida dos empresários é achar que vão entrar no site do eSocial e baixar o programa. “Mas segundo ele não existe um programa do eSocial. O programa do eSocial é o programa da folha que vai estar conectado com a base da Receita Federal”, alerta.

O departamento de pessoal irá demandar de grande mão de obra especializada. Por isso, a busca por conhecimento sobre o sistema é fundamental. “Muito interessante a abordagem do José Alfredo. Agora temos mais aprendizado para e saberemos lidar com o e-Social”, afirma a auxiliar de departamento de pessoal, Adriana Maria André. “Foi bem explicativo e com muitas informações”, completa o também auxiliar do mesmo setor, Wanderson Carlos.

Cristiane Rocha e Vivianne Gonçalves participaram do curso e destacam o que conseguiram apreender de conteúdo e a importância do tema para elas que trabalham no departamento de pessoal de um escritório de contabilidade. “É de extrema importância falar sobre e-Social e o palestrante foi muito esclarecedor. Tirei várias dúvidas sobre como proceder com o sistema e o professor sempre deu exemplos e mostrou o passo a passo”, explica Cristiane. “A abordagem contribuiu muito para que o conteúdo fosse melhor compreendido”, comenta Vivianne.

“O tema é bastante oportuno. O sistema do eSocial é bastante complexo e vai demandar de muito conhecimento dos funcionários do departamento de pessoal. Quem não buscar conhecimento terá grandes dificuldades porque a complexidade é enorme. E o empresário contábil precisa estar atento”, conclui José Ribeiro.

Aproximadamente 50 pessoas estiveram presentes entre contadores, administradores, estudantes, consultores e profissionais envolvidos nas rotinas de pessoal.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro