Desburocratizar os processos de aberturas das empresas. Esse foi o principal objetivo da reunião que aconteceu no dia 26 de janeiro entre o Conselho Diretor do CRCGO – composto pelo presidente Edson Bento dos Santos, os vice-presidentes Administrativo, Rangel Francisco Pinto, de Controle Interno, Djalma Arantes, de Desenvolvimento Profissional, Weberth Fernandes, de Registro, Einstein Paniago, de Fiscalização, Elias Costa, e pelos diretores Operacional de Fiscalização, Ética e Disciplina, Wagner Felipe Filho, e de Desenvolvimento Social e Relações Institucionais, Maria Luzia da Silveira Rodrigues – e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, na sede do CRCGO.

Ao abrir a reunião, o presidente do CRCGO, Edson Bento, ressaltou o quanto é importante a parceria entre as entidades, uma vez que a agilidade nos processos de abertura de novas empresas é fundamental para o desenvolvimento econômico daquela cidade.

Na ocasião, a prefeitura de Aparecida de Goiânia também firmou convênio que beneficia o profissional de contabilidade e todos os usuários dos serviços contábeis. O projeto idealizado pela Junta Comercial de Goiás (Juceg) define a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). “Já estamos trabalhando há um bom tempo nesse projeto, em parceria com a Juceg, junto às prefeituras do interior do Estado. Não temos dúvidas de que será uma grande conquista para a classe, beneficiará o profissional de contabilidade e todos os usuários dos serviços contábeis. A ferramenta promete desburocratizar a abertura e fechamento de empresas que antes demorava em média de 30 a 60 dias, além de diminuir custos para o empresário”, disse o presidente do CRCGO.

Com o novo sistema, a abertura ou fechamento de empresas em Aparecida de Goiânia poderá ser feita em até 4 horas.

“Aparecida de Goiânia tem servido de case para muita coisa; é a primeira cidade do Estado a aderir ao Redesim e quero ser percursor do seu desenvolvimento. De nove anos para cá a cidade passou de 6.500 CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) ativos para mais de 35 mil. E o nosso desafio é torná-la ainda mais atrativa, oportunizando aos empreendedores a instalação de suas empresas e continuar favorecendo a classe contábil no município”, reforçou o prefeito.

De acordo com o diretor de atendimento da JUCEG, e também técnico da Redesim, Leonardo Santiago, Aparecida de Goiânia saí na frente das outras cidades. “Além de possibilitar níveis altos de integração que vão resultar na seriedade do procedimento aos empreendedores, a ferramenta vai fornecer conforto e praticidade aos contadores, o permitindo trabalhar com o sistema diretamente de seu próprio escritório”, explicou o diretor. De acordo com ele, a Redesim não vai gerar custos nenhum para a prefeitura, portanto, o interesse político é fundamental. “O poder executivo de Aparecida é de fato um dos mais ativos no sentido de buscar melhorias para a cidade, a participação do prefeito Gustavo aqui hoje já demonstra que o desenvolvimento vai ser continuado”, destacou.

O secretário de Transparência, Fiscalização e Controle de Aparecida de Goiânia, Einstein Paniago, reforçou os benefícios que alcançarão a classe contábil com a concretização da parceria.”Esse momento importa muito, principalmente no que tange ao desenvolvimento das melhores práticas da contabilidade pública, junto ao poder público municipal, o incentivo às melhores práticas de auditoria, contábil e controle interno, dentre outras atribuições do profissional da contabilidade. A homenagem realizada ao prefeito é em função dessa visão administrativa, bem como o auxílio ao dia a dia dos profissionais da contabilidade, como o anúncio da sala do contabilista, a diminuição de vários prazos para abertura de empresas e outras práticas do contabilista”, declarou.

O secretário de Finanças/Fazenda, André Luiz Ferreira da Rosa, ressaltou que a parceria irá proporcionar ganhos para todos os envolvidos. “Uma vez que ganha a prefeitura, a classe contábil, os empresários, os usuários do sistema, enfim toda a sociedade”, afirmou.  Responsável pela Secretaria de Meio Ambiente, o secretário Ezízio Alves Barbosa, disse que fará o possível para que sua área esteja completamente integrada e sistema. “A partir do momento em que os gestores alinham os projetos para o crescimento e desenvolvimento do município, os projetos andam e funcionam”, acrescentou.

O vereador e contador Erivelton Passos da Silva e alguns profissionais da contabilidade que atuam em Aparecida de Goiânia também registraram presença na reunião que contou, ainda, com representantes da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), do Sindicontábil, do Sescon Goiás e do Scesgo.

Além da integração com a nova ferramenta via web, o prefeito Gustavo Mendanha apresentou ao Conselho propostas para facilitar o trabalho dos contadores do município. “Será permitido a redução do prazo para formalização de empresas de atividades de baixos riscos de 24 horas para 12 horas; a abertura de empresas com atividades de altos riscos será reavaliada; a implementação da sala dos contabilistas no Centro Administrativo Municipal e a instituição permanente do fórum para simplificação do registro e da legalização de empresas e negócios. Esses serão nossos desafios e podem ter certeza que estaremos trabalhando junto a vocês para facilitar e simplificar a vida dos empreendedores e de todos os contadores de Aparecida”, prometeu o prefeito.

Ao final da reunião, o prefeito foi homenageado por oferecer apoio à classe contábil e ao Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Goiás.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves