O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) esteve presente nos dias 12 a 14 de agosto no X Encontro Nacional da Mulher Contabilista, realizado em Foz do Iguaçu – PR. Dentre os representantes da contabilidade goiana estavam o presidente do CRCGO, Elione Cipriano da Silva, os vice-presidentes Maria Luzia da Silveira Rodrigues, Edson Bento, Wagner Felipe Filho e Rangel Francisco Pinto, os conselheiros Júlio César Carlos, Josenilda Ribeiro, Mário Wilson Oliveira de Aguiar, Analberga Morais, Djalma Arantes e Silvana Carneiro. Também estiveram presentes as delegadas do CRCGO, Marina Jacinta, Clenice Cesário, Floraci Francisca, Ivone Cândido, Lucia Figueira, Luciana Rodrigues, Luzinete Ferreira, Maria Luzia de Moraes e Sinara Gomes, a conselheira federal Maria Perpétua dos Santos, o diretor do CRCGO, Saulo Gonçalves e a coordenadora de Desenvolvimento Profissional do CRCGO, Marianne Mori.

O evento, que teve como tema principal “Mulher: Energia, Conhecimento e Arte”, recebeu palestras voltadas para a área contábil e áreas motivacionais. O tema Liderança Focada em Resultados e a Estratégia da Gestão de Pessoas foi abordado pela palestrante Adriana Albuquerque. A área da saúde feminina foi abordada pelo cirurgião cardiovascular, dr. Fernando Lucchese. Logo em seguida, assuntos voltados para a economia foram tratados por Ana Maria Elorrieta, pela diretora de Governança Global de Prática do Banco Mundial, Sâmia Msadek, pelo sócio majoritário da Meca, Manoel Knopfholz, e a coordenadora da Comissão Mulher Contabilista do Paraná, Nilva Amália, com o tema Governança e Sucessão em Empresas Familiares.

A contabilidade e os desafios para se manter no mercado competitivo foi debatido pela presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, pela presidente da IFAC, Olívia Kirtley, pelo presidente da ANPCONT, Ernani Ott, pela representante do Banco Mundial, Jennifer Thomson, e o presidente da Fenacon, Mário Elmir Berti.

De acordo com a coordenadora do Projeto Mulher Contabilista do Estado de Goiás, Maria Luzia da Silveira Rodrigues, o evento permitiu uma troca de experiências entre as profissionais de todas as regiões do país. “O maior proveito desse Encontro, além das palestras voltadas para a área contábil e as motivacionais, foi o intercâmbio gerado entre as coordenadoras de todas as regiões. Ainda existe uma timidez para a mulher contabilista avançar na carreira, mas essa realidade já tem mudado. Pude ver que todos os Estados possuem as mesmas dificuldades profissionais, mas as palestras que tivemos aqui, direcionadas para a carreira e a saúde da mulher, nos dá mais ousadia para encararmos a nossa profissão com toda dedicação”, conclui.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise