Em paralelo ao curso realizado na última sexta-feira, 20/01, em Jataí, os vice-presidentes e representantes contabilistas estiveram reunidos com o secretário de Planejamento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Francis Barros. A reunião visou dar continuidade às ações de atração de novas empresas para o município.

Durante o encontro, do qual também participaram os representantes do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, Weberth Fernandes, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Djalma Silva, vice-presidente de Controle Interno, o conselheiro Adilso Oliveira e o delegado do CRCGO em Jataí, Duglacy Borges Júnior, e ainda as servidores da Divisão de Arrecadação da Prefeitura, Rita de Cássia e Layza Mascarenhas, foi discutida a criação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e a Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) – criada pela Lei nº 11.598/2007. Um programa nacional que une órgãos federais, estaduais e municipais direta e indiretamente ligados aos registros de empresas. O objetivo é dar celeridade e desburocratizar o processo de abertura de empresas.

O encontro foi bastante proveitoso, segundo o conselheiro Adilso. “Tivemos a oferta de uma cadeira efetiva para o CRCGO no Conselho de Desenvolvimento Econômico da cidade, entidade que está em fase de criação. Isso vai contribuir muito para o crescimento do município, uma vez que vai sanar dúvidas dos empresários sobre diversos aspectos ligados à contabilidade”, afirma Adilso, que acrescenta: “Estamos bastante empolgados com a nova gestão de Jataí, que está prometendo colocar o Redesim para funcionar e facilitar o trabalho dos contadores”.

Ao final da reunião ficou acertado que o CRCGO será parceiro do projeto modelo a ser criado. A ideia surgiu depois de uma visita do secretário Francis Barros, acompanhado do Secretário da Fazenda, Roberto Lobato e do Chefe da Divisão de Fiscalização do ICMS, Idenilson Rodrigues Morais à Secretaria da Fazenda de Aparecida de Goiânia, no dia 10 desse mês.

Para o secretário Francis, a parceria entre o CRCGO e a Prefeitura de Jataí é de grande importância, uma vez que a cidade passa por uma mudança de cultura no sentido de acabar com a burocracia do processo de abertura das empresas. “A experiência que os representantes do CRCGO têm será fundamental para podermos copiar bons modelos já em prática. A participação dos contadores junto ao Conselho de Desenvolvimento Econômico será um diferencial tanto nas tomadas de decisões quanto no planejamento estratégico. Enfim, para que possamos criar uma grande conexão entre as entidades e os formadores de opinião em prol do desenvolvimento econômico de Jataí”, conclui Francis.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves