O coordenador do Programa de Voluntariado da Classe Contábil de Goiás (PVCC), Vilmar de Faria, representou o CRCGO na XVIII Semana Acadêmica da Faculdade de Jussara, no dia 20 de outubro, em um evento que contou com cerca de 200 participantes, entre eles alunos de todos os períodos do curso de Ciências Contábeis. Na ocasião, Vilmar participou, como palestrante, da mesa de debates acerca do tema “Crise na Economia e seus Reflexos nas relações de trabalho”. Também estiveram presentes o professor Edson Santana e a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da FAJ, Denise Gomes.
O público da Semana Acadêmica assistiu ao debate entre os três participantes da mesa, e ao final puderam participar com questionamentos. Os debatedores apresentaram opiniões sobre o que a crise pode fazer e sobre as oportunidades que ela traz. Vilmar de Faria demonstrou aos presentes que o fator globalização foi mais fortalecido pela revolução tecnológica, a interdependência dos mercados financeiros em escala mundial, e pela formação de áreas de livre comércio e acordos, e da mesma forma podem existir alguns problemas, segundo ele. “Vi que as pessoas buscam conhecimento sobre como se blindar e sair do risco de ser pego pela crise financeira que assola o país. A crise econômica interfere em todos atos de nossa vida, pois devido à falta de educação financeira, muitas pessoas, quando atingidas pelo desemprego, não suportam a demora em conseguir um novo trabalho, por não ter condições de se preparar financeiramente para o momento, já que não poupou o quanto precisava para eventuais períodos de crise”, explica.
Ainda de acordo com o coordenador do PVCC, no Brasil, quem tem mais de 40 anos já presenciou outros vários momentos de crise financeira, que por sua vez afetam consideravelmente as relações de trabalho, seja por demissões em massa, pelo desfazimento de sonhos e pelo aumento da informalidade no mercado de trabalho. “Conclui-se que política, a economia e a crise podem ser trabalhadas pela sociedade quando esta se prepara e se educa financeiramente para caminhar entre as veredas que serão apresentadas em tempos difíceis”, avalia.
A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da FAJ, Denise Gomes, afirmou que a abordagem do tema foi feita com muita propriedade, permitindo maior interação entre os presentes. “Houve uma participação muito boa de todos. Os alunos pediram para que o Vilmar volte em uma segunda oportunidade. É importante essa aproximação do CRCGO com os acadêmicos, pois após a mesa de debates, houve um momento para perguntas, gerando um bom envolvimento de todos”, finaliza.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise