Esta época do ano os invasores digitais são bastante atuantes

O período de Declaração de Imposto de Renda no Brasil, que se estende até o dia 29 de abril, é um momento em que os usuários armazenam uma grande quantidade de documentos, boletos, informe de rendimentos e dados pessoais nos computadores. Todas essas informações se tornam um atrativo para os criminosos virtuais invadirem máquinas e dispositivos conectados à Internet para obter alguma vantagem competitiva. No ano passado, o cibercrime gerou um prejuízo de R$ 44 bilhões no Brasil, e o custo para cada vítima afetada foi de aproximadamente mil reais, de acordo com um estudo da Norton.

Diante deste cenário, os criminosos virtuais se aproveitam de momentos de descuido das pessoas e enviam e-mails fraudulentos, nos quais fingem que são da Receita Federal e solicitam dados pessoais do usuário. Esse golpe é chamado de phishing, ou seja, links maliciosos que ao serem clicados resultam no roubo de identidade e dinheiro de conta bancária.

Por isso, a Norton alerta para a necessidade dos usuários tomarem cuidado e não baixarem programas falsos da Receita Federal, que imitam o gerador do Imposto de Renda, por exemplo. Estas aplicações podem instalar outras ameaças no dispositivo, como um trojan – o famoso “cavalo de tróia”, que infecta o aparelho e cria uma porta de acesso para invasões de cibercriminosos.

Para evitar que os dados financeiros e pessoais caiam em mãos erradas, a Norton sugere os seguintes cuidados:

– Tenha prudência ao abrir links ou anexos de e-mails suspeitos.

– Baixe o programa da Receita Federal no site oficial do governo.

– Nunca forneça informações pessoais em pop-ups, janela que abre no navegador ao visitar uma página web.

– Instale soluções de segurança, como o Norton Security, e o mantenha atualizado.

Fonte: Diário do Nordeste